Combustíveis voltam a descer. Gasóleo deve ficar 8 cêntimos mais barato

O litro de gasóleo simples voltará a custar menos de dois euros, ao descer para 1,986 euros, e o da gasolina simples 95 descerá para 2,071 euros. Não haverá mexidas na componente fiscal.

As três semanas consecutivas de alívio dos preços do brent são sinónimo de boas notícias para os consumidores portugueses. Quando for abastecer o carro na segunda-feira vai pagar menos oito cêntimos por litro de gasóleo e menos três por litro de gasolina, apurou o ECO junto de fonte do setor.

A confirmarem-se estes valores isso significa que o litro de gasóleo simples voltará a custar menos de dois euros, ao descer para 1,986 euros, e o da gasolina simples 95 descerá para 2,071 euros, de acordo com os valores médios praticados nas bombas esta segunda-feira. Estes valores ainda podem sofrer um ajustamento, tendo em conta o fecho das cotações do brent esta sexta-feira e do mercado cambial.

E deixará de haver alterações por via da fiscalidade porque o Executivo decidiu prolongar por dois meses o desconto no ISP equivalente a uma descida da taxa do IVA dos 23% para 13% e manter em julho e agosto nos atuais valores a redução do ISP equivalente à receita adicional de IVA decorrente de subidas de preços dos combustíveis. Assim, a acabam as atualizações semanais deste imposto. O Executivo também optou por suspender, por mais dois meses, a atualização da taxa de carbono.

“Considerando todas as medidas, a diminuição da carga fiscal será de 28,2 cêntimos por litro de gasóleo e 32,1 cêntimos por litro de gasolina”, contabiliza o gabinete de Fernando Medina em comunicado, acrescentando que o “desconto será reavaliado em agosto”.

O alívio que se sente nos preços do petróleo nos mercados internacionais traduz os receios de uma recessão que implicará uma quebra da procura e do consumo energético. Esta sexta-feira as cotações do crude seguem a valorizar 2,99%, depois de terem afundado cerca de 3% na véspera. O barril de brent, que serve de referência para o mercado português, está a cotar nos 112 dólares, longe dos 117 que chegou a registar no início da semana.

Brent acumula três semanas de quedas

Assine o ECO Premium

No momento em que a informação é mais importante do que nunca, apoie o jornalismo independente e rigoroso.

De que forma? Assine o ECO Premium e tenha acesso a notícias exclusivas, à opinião que conta, às reportagens e especiais que mostram o outro lado da história.

Esta assinatura é uma forma de apoiar o ECO e os seus jornalistas. A nossa contrapartida é o jornalismo independente, rigoroso e credível.

Comentários ({{ total }})

Combustíveis voltam a descer. Gasóleo deve ficar 8 cêntimos mais barato

Respostas a {{ screenParentAuthor }} ({{ totalReplies }})

{{ noCommentsLabel }}

Ainda ninguém comentou este artigo.

Promova a discussão dando a sua opinião