Inflação em Portugal supera Europa pela primeira desde 2017. Culpa é do turismo

Em junho, e pela primeira vez nos últimos 54 meses, a inflação em Portugal superou a média da Zona Euro. O turismo em alta ajuda explica a maior velocidade com que sobem os preços em Portugal.

Antes de começar a guerra, a inflação já era um problema na Europa, mas em Portugal, devido à recuperação mais lenta da economia, os preços não aumentaram tanto. No final do ano passado, a Zona Euro já registava uma inflação na casa dos 5% e Portugal de apenas 2,8%.

Este ano, como a economia portuguesa está a recuperar mais do que as outras, a inflação chegou em força em Portugal. Em abril e em maio, já tínhamos um nível de inflação igual ao da Zona Euro, mas no mês de junho Portugal ultrapassou mesmo a média europeia.

Segundo os dados publicados ontem pelo INE, em junho, a inflação em Portugal atingiu os 8,7%, a marca mais elevada desde dezembro de 1992. A inflação harmonizada, aquela que serve de referência para comparação com os outros países, bateu nos 9%.

E porque é que a inflação harmonizada em Portugal já é muito maior do que a inflação normal (medida pelo IPC)? Por causa do aumento do número de turistas em Portugal. A diferença entre as duas inflações resulta sobretudo da inclusão na estrutura da inflação harmonizada (medida pelo IHPC) da despesa realizada pelos não residentes (basicamente turistas), parcela esta excluída do âmbito do IPC.

Na Europa, em junho, soube-se hoje, a inflação disparou para os 8,6%, um nível recorde desde a introdução da moeda única, mas mesmo assim abaixo dos 9% registados em Portugal.

Inflação portuguesa volta a superar Zona Euro

Fonte: Eurostat

No entanto, é importante dizer que a média da inflação da Zona Euro é uma média ponderada, onde as maiores economias pesam mais do que as pequenas. A inflação que no último mês baixou na Alemanha (para 8,2%) e subida dos preços mais modesta em França e na Itália (6,5% e 8,5%, respetivamente), ajudam a explicar a média da Zona Euro de “apenas” 8,6%.

Mas se olharmos para o ranking dos 19 países que partilham o euro como moeda, há 12 países com uma inflação maior do que a portuguesa e seis com inflação mais baixa.

Assine o ECO Premium

No momento em que a informação é mais importante do que nunca, apoie o jornalismo independente e rigoroso.

De que forma? Assine o ECO Premium e tenha acesso a notícias exclusivas, à opinião que conta, às reportagens e especiais que mostram o outro lado da história.

Esta assinatura é uma forma de apoiar o ECO e os seus jornalistas. A nossa contrapartida é o jornalismo independente, rigoroso e credível.

Comentários ({{ total }})

Inflação em Portugal supera Europa pela primeira desde 2017. Culpa é do turismo

Respostas a {{ screenParentAuthor }} ({{ totalReplies }})

{{ noCommentsLabel }}

Ainda ninguém comentou este artigo.

Promova a discussão dando a sua opinião