Gasóleo simples alinhado com o “preço eficiente”. Gasolina continuou mais cara

Na semana passada, o preço de venda do gasóleo nos pórticos esteve alinhado com o valor recomendado pela ERSE. Gasolina manteve-se acima do "preço eficiente".

O gasóleo vendido nas gasolineiras, na semana passada, esteve alinhado, pela primeira vez, com o preço recomendado pela Entidade Reguladora dos Serviços Energéticos (ERSE) desde de que a entidade começou a divulgar os relatórios semanais de supervisão dos preços de venda ao público. De acordo com o documento, divulgado esta segunda-feira, o gasóleo simples esteve apenas 0,1 cêntimos por litro (cent/l) acima daquilo que o regulador considera de “preço eficiente”.

Em sentido contrário, surge a gasolina simples que, entre 27 de junho a 3 de julho, esteve 1,6 cent/l acima do preço eficiente, ou seja, mais 0,7% do preço recomendado depois de na semana anterior ter estado 1,9% mais cara do que “preço eficiente”.

“Em termos percentuais, a gasolina 95 simples foi anunciada nos pórticos 0,7% acima do preço eficiente e o gasóleo simples foi anunciado em linha com o preço eficiente“, lê-se no documento enviado às redações.

O preço eficiente é um preço médio semanal determinado pela ERSE e resulta da soma dos preços dos combustíveis nos mercados internacionais de referência e dos respetivos fretes marítimos, a logística primária. Nesta última parcela incluem-se as reservas estratégicas e de segurança do Sistema Petrolífero Nacional, os sobrecustos com a incorporação de biocombustíveis e a componente de retalho acrescida dos impostos respetivos.

Segundo a ERSE, o preço eficiente calculado para a semana de 27 de junho a 3 de julho, no caso da gasolina, situou-se nos 2,132 euros, enquanto o preço no pórtico foi de 2,148 euros e o preço com descontos de 2,101 euros. Já o gasóleo registou um preço eficiente de 2,123 euros nessa mesma semana, no pórtico de 2,124 euros e com descontos de 2,062 euros.

Na semana passada, o regulador indicou que, tendo em conta os preços reportados desde 1 de janeiro de 2019, o valor da gasolina valor encontra-se no percentil 96,5 e portanto considerou “necessário avaliar a sua evolução nas próximas semanas”.

Para a semana de 4 a 10 de julho, o regulador informa que o preço eficiente antes de impostos será de 1,275 euros por litro para a gasolina 95 simples e de 1,320 euros por litro para o gasóleo simples. Após impostos, o preço eficiente sobe para 2,129 euros por litro e 2,033 euros por litro, para a gasolina 95 simples e para o gasóleo simples, respetivamente.

Assine o ECO Premium

No momento em que a informação é mais importante do que nunca, apoie o jornalismo independente e rigoroso.

De que forma? Assine o ECO Premium e tenha acesso a notícias exclusivas, à opinião que conta, às reportagens e especiais que mostram o outro lado da história.

Esta assinatura é uma forma de apoiar o ECO e os seus jornalistas. A nossa contrapartida é o jornalismo independente, rigoroso e credível.

Comentários ({{ total }})

Gasóleo simples alinhado com o “preço eficiente”. Gasolina continuou mais cara

Respostas a {{ screenParentAuthor }} ({{ totalReplies }})

{{ noCommentsLabel }}

Ainda ninguém comentou este artigo.

Promova a discussão dando a sua opinião