Chinesa BYD apoiada por Buffet ultrapassa Tesla nas vendas globais de veículos elétricos

  • Capital Verde
  • 5 Julho 2022

Empresa chinesa destronou gigante norte-americana de Elon Musk nas vendas globais de veículos elétricos no primeiro semestre deste ano.

A BYD, grupo chinês produtor de carros elétricos, apoiado pela Berkshire Hathaway, de Warren Buffett, ultrapassou a empresa de Elon Musk nas vendas globais de carros elétricos.

Segundo o Financial Times, a empresa sediada em Shenzhen vendeu cerca de 641.000 caros no primeiro semestre deste ano, traduzindo-se num aumento de 300% quando comparado com o mesmo período do ano anterior, de acordo com os registos da empresa.

Este valor cria alguma distância entre o nível de produção registado pela Tesla nos primeiros seis meses do ano, altura em que foram vendidos 540.000 automóveis elétricos. A empresa de Elon Musk alega um segundo trimestre difícil na cadeia de abastecimento de componentes e interrupções nas vendas a partir da China, com as suas operações a serem atingidas pelas restrições associadas à pandemia da covid-19.

A publicação britânica explica que o crescimento chinês está relacionado com a posição de fortalecimento da China nas energias renováveis, “ostentando vantagens de escala” e também ao nível dos custos, em grande parte, da cadeia de fornecimento dos veículos elétricos, nomeadamente nas baterias.

Analistas contactados pelo Financial Times antecipam uma ascensão continuada do setor naquele país, considerando o crescimento como um sinal precursor de “uma mudança tectónica no mercado automobilístico global, à medida que os fabricantes chineses de veículos elétricos começam a focar-se nos mercados de exportação”.

 

Assine o ECO Premium

No momento em que a informação é mais importante do que nunca, apoie o jornalismo independente e rigoroso.

De que forma? Assine o ECO Premium e tenha acesso a notícias exclusivas, à opinião que conta, às reportagens e especiais que mostram o outro lado da história.

Esta assinatura é uma forma de apoiar o ECO e os seus jornalistas. A nossa contrapartida é o jornalismo independente, rigoroso e credível.

Comentários ({{ total }})

Chinesa BYD apoiada por Buffet ultrapassa Tesla nas vendas globais de veículos elétricos

Respostas a {{ screenParentAuthor }} ({{ totalReplies }})

{{ noCommentsLabel }}

Ainda ninguém comentou este artigo.

Promova a discussão dando a sua opinião