Resgate financeiro da energética Uniper pode custar ao governo alemão 9 mil milhões

Maior importadora de gás russo está em conversações com o governo alemão sobre um possível resgate financeiro, depois de a Rússia ter cortado 60% do abastecimento.

O governo alemão está em conversações com o grupo energético Uniper para um resgate financeiro, depois de a Gazprom ter cortado 60% do gás fornecido à empresa. De acordo com a Bloomberg, que cita uma fonte próxima do processo, o pacote financeiro poderá chegar aos 9 mil milhões de euros. A notícia arrastou os títulos da empresa para terreno negativo, esta terça-feira, estando atualmente a desvalorizar mais de 14% para 9,623 euros.

O resgate financeiro, semelhante ao que aconteceu com a companhia aérea alemã Lufthansa, em 2020, integra um pacote de medidas que visam ajudar o setor energético a colmatar os efeitos negativos provocados pela redução do fluxo de gás da Rússia. Entre elas, está a ser estudada também a possibilidade de serem postas à venda ações de empresas do setor afetadas pelo corte de gás russo.

De acordo com o jornal alemão Handlesblatt, o governo está a negociar ficar com 25% da Uniper ao valor nominal de 1,70 euros por ação, estando também em cima da mesa uma possível participação passiva.

A Alemanha, tal como muitos países do bloco europeu, tem estado a enfrentar dificuldades em aligeirar os danos provocados pelas reduções no fluxo de abastecimento do gás russo, numa altura em que são feitos esforços para garantir que existem reservas para o inverno. De acordo com analistas do RBC e Citigroup, citados pela Bloomberg, o corte deve custar cerca de 30 milhões de euros por dia à Uniper.

Embora a Uniper represente a preocupação mais urgente, dado ser o maior importador de gás russo do país, toda a economia alemã encontra-se fragilizada tendo levado o governo a acionar um plano de emergência. Na altura, o ministro da Economia reconheceu que o país atravessava “uma crise de gás”, mas no sábado passado, 2 de julho, alertou que o pior está por vir.

“Não estamos a lidar com decisões erráticas, mas com uma guerra económica, completamente racional e muito clara”, disse Habeck no sábado. “Após uma redução de 60%, o próximo passo será lógico”.

Recorde-se que, em 2020, o governo alemão, na altura liderado por Angela Merkel, avançou com um resgate financeiro da companhia aérea Lufthansa que se viu prejudicada pelas restrições aéreas decretadas devido à pandemia da covid-19. Na altura, a Alemanha injetou 9 mil milhões na empresa e ficou com 20% do capital.

Assine o ECO Premium

No momento em que a informação é mais importante do que nunca, apoie o jornalismo independente e rigoroso.

De que forma? Assine o ECO Premium e tenha acesso a notícias exclusivas, à opinião que conta, às reportagens e especiais que mostram o outro lado da história.

Esta assinatura é uma forma de apoiar o ECO e os seus jornalistas. A nossa contrapartida é o jornalismo independente, rigoroso e credível.

Comentários ({{ total }})

Resgate financeiro da energética Uniper pode custar ao governo alemão 9 mil milhões

Respostas a {{ screenParentAuthor }} ({{ totalReplies }})

{{ noCommentsLabel }}

Ainda ninguém comentou este artigo.

Promova a discussão dando a sua opinião