Taxa de poupança das famílias na Zona Euro cresce para 15% no primeiro trimestre

Aumento de 1,9% do consumo leva a crescimento da taxa de poupança das famílias na Zona Euro para os 15%. Taxa de investimento das famílias na Zona Euro também aumenta para 10,2% no primeiro trimestre.

A taxa de poupança das famílias na Zona Euro cresceu para 15% no primeiro trimestre de 2022, o que compara com os 14,1% do último trimestre de 2021, avançou esta terça-feira o Eurostat.

A impulsionar a poupança das famílias europeias está o crescimento de 1,9% do consumo em contraste com o aumento de 2,9% registado no rendimento bruto familiar disponível.

Segundo o gabinete de informação estatística, a taxa de investimento das famílias na Zona Euro também aumentou de 9,8% para 10,2% no primeiro trimestre de 2022, um valor máximo desde o primeiro trimestre de 2009.

Esta subida de 0,4 pontos percentuais (p.p.) é justificada pelo avanço de 6,9% na formação bruta de capital fixo, um valor acima do aumento de 2,9% no rendimento bruto disponível.

Taxa de poupança das famílias na Zona Euro (ajustada sazonalmente):

Fonte: Eurostat

Já a margem de lucro das empresas não financeiras na Zona Euro caiu de 40,8% para os 39,2% no primeiro trimestre de 2022. Esta evolução, por sua vez, deve-se a um aumento do valor acrescentado bruto (1,2%) a um ritmo mais lento face à subida da remuneração dos trabalhadores (3,8%), incluindo impostos e excluindo subsídios à produção.

Em paralelo, também a taxa de investimento empresarial na Zona Euro aumentou no primeiro trimestre de 2022, para os 24,2%, contra 23,8% no trimestre anterior.

Margem de lucro das empresas não financeiras na Zona Euro (ajustada sazonalmente)

Fonte: Eurostat

Assine o ECO Premium

No momento em que a informação é mais importante do que nunca, apoie o jornalismo independente e rigoroso.

De que forma? Assine o ECO Premium e tenha acesso a notícias exclusivas, à opinião que conta, às reportagens e especiais que mostram o outro lado da história.

Esta assinatura é uma forma de apoiar o ECO e os seus jornalistas. A nossa contrapartida é o jornalismo independente, rigoroso e credível.

Comentários ({{ total }})

Taxa de poupança das famílias na Zona Euro cresce para 15% no primeiro trimestre

Respostas a {{ screenParentAuthor }} ({{ totalReplies }})

{{ noCommentsLabel }}

Ainda ninguém comentou este artigo.

Promova a discussão dando a sua opinião