Devolução de embalagens de plástico. Consumidores já entregaram quase 21 milhões de embalagens

Só no primeiro semestre deste ano, já foram entregues mais de 1,5 milhões de embalagens de bebidas na totalidade das máquinas de devolução associadas a dois projetos-piloto.

Desde o arranque de dois projetos-piloto, os consumidores em Portugal já devolveram quase 21 milhões de embalagens de plástico. As iniciativas “Quando do Velho se Faz Novo” e “Bebidas+Circulares”, promovidas pelo consórcio composto pela Associação Águas Minerais e de Nascente de Portugal (APIAM), Associação Portuguesa das Bebidas Refrescantes Não Alcoólicas (PROBEB) e Associação Portuguesa de Empresas de Distribuição (APED), foram prolongadas até 31 de dezembro de 2022.

Segundo o comunicado divulgado pelo consórcio, esta quinta-feira, no primeiro semestre deste ano já foram entregues mais de 1,5 milhões de embalagens de bebidas na totalidade das máquinas de devolução associadas aos dois projetos-piloto.

Nas 23 máquinas de recolha automática instaladas em grandes superfícies comerciais, no âmbito do projeto-piloto “Quando do Velho se Faz Novo”, foram entregues mais de 758 mil garrafas PET, até final de junho. Aos utilizadores registados na plataforma deste projeto foram já entregues mais de 780 prémios.

Já a iniciativa “Bebidas+Circulares” recolheu mais de 773 mil embalagens de bebidas nas 10 máquinas de recolha automática localizadas no concelho de Lisboa. Esta quantidade divide-se entre mais de 420 mil embalagens de plástico PET, mais de 160 mil embalagens de metal e mais de 170 mil embalagens de vidro. Durante os primeiros 6 meses de 2022, o projeto “Bebidas+Circulares” atribuiu mais de 1.100 prémios aos utilizadores registados.

Na semana passada, uma portaria em Diário da República revelava que o Governo prolongou este projeto-piloto iniciado em março de 2020 e que tem contado com o financiamento do Fundo Ambiental. A medida ia terminar dia 30 de junho.

Assine o ECO Premium

No momento em que a informação é mais importante do que nunca, apoie o jornalismo independente e rigoroso.

De que forma? Assine o ECO Premium e tenha acesso a notícias exclusivas, à opinião que conta, às reportagens e especiais que mostram o outro lado da história.

Esta assinatura é uma forma de apoiar o ECO e os seus jornalistas. A nossa contrapartida é o jornalismo independente, rigoroso e credível.

Comentários ({{ total }})

Devolução de embalagens de plástico. Consumidores já entregaram quase 21 milhões de embalagens

Respostas a {{ screenParentAuthor }} ({{ totalReplies }})

{{ noCommentsLabel }}

Ainda ninguém comentou este artigo.

Promova a discussão dando a sua opinião