Empregos na Saúde crescem 76% no norte do país. Salários podem ultrapassar 100 mil euros

Qualidade, regulatory affairs e marketing são as áreas mais procuradas. Já os salários podem ultrapassar os 100 mil euros anuais.

A área de healthcare no norte do país registou um crescimento no emprego na ordem dos 76% em 2021 relativamente ao ano anterior. A saúde absorveu 36% dos processos desenvolvidos pela Michael Page Porto na área comercial e de marketing, que se destinaram, sobretudo, a grandes multinacionais desta indústria.

Entre os perfis mais procurados no setor a norte, com destaque para Viseu e Coimbra como hubs de recrutamento, 61% dizem respeito à área comercial, 34% à área de marketing e 5% estão associados à área de suporte. Qualidade, regulatory affairs e marketing são as áreas mais procuradas. Já os salários podem ultrapassar os 100 mil euros anuais, revelou esta quinta-feira a empresa especializada em recursos humanos.

“Este setor é um dos principais protagonistas do último ano, tendo ficado clara a sua importância e o foco que continuará a ter nos próximos anos. O crescimento prende-se, sobretudo, com o investimento no desenvolvimento de novos produtos e áreas de negócio, como é o caso da área de canábis medicinal. Também a chegada de novos players faz com que exista uma maior procura de novos perfis e, consequentemente, uma mudança orgânica nas empresas”, explica Margarida Monteiro, associate manager da Michael Page, responsável pela área de healthcare na zona norte.

Por outro lado, “a revitalização a que se assiste na indústria de healthcare dá ao setor uma enorme atratividade, resultando cada vez mais numa alternativa de especialização séria para os profissionais de saúde”, acrescenta Margarida Monteiro, em comunicado.

Salários podem ultrapassar 100 mil euros por ano

Neste setor e região do país, as empresas procuram, sobretudo, profissionais nas áreas da qualidade, regulatoryaffairs e marketing. Destaca-se, ainda, uma significativa procura por perfis na área comercial, com principal foco no canal farmácia, impulsionado pelo forte crescimento nos setores de dispositivos médicos e da indústria farmacêutica.

No entanto, a capacidade de atração de talento para a área de healthcare tem registado algumas dificuldades que se prendem com a escassez de headquarters na zona norte e na identificação de perfis mais específicos, nomeadamente para as funções de QP and quality assurance specialist e medical affairs, detalha a Michael Page. E admite: “Este contexto tem provocado a necessidade de procurar candidatos noutras zonas do país e, inclusivamente, em outros países.”

Revisões salariais, aumento do pacote salarial base e criação de condições para recrutar novos profissionais têm sido também prioridades entre as empresas deste setor. “Um pacote salarial atrativo, a reputação da empresa e o trabalho flexível são ainda fatores decisivos na atração e retenção do talento no setor de healthcare”, esclarece a empresa de RH.

Como exemplos de remuneração em healthcare na zona norte do país, nas funções comerciais, um business unit manager (cargo máximo) pode auferir desde 64,4 mil a 80 mil euros brutos por ano. Já no departamento médico, um diretor médico pode atingir os 112 mil euros, enquanto nas funções técnicas e de suporte um responsável de regulatory affairs pode auferir até cerca de 50 mil euros. A remuneração para a função de diretor de marketing, por sua vez, oscila entre 63 mil e 80 mil euros brutos anuais.

Assine o ECO Premium

No momento em que a informação é mais importante do que nunca, apoie o jornalismo independente e rigoroso.

De que forma? Assine o ECO Premium e tenha acesso a notícias exclusivas, à opinião que conta, às reportagens e especiais que mostram o outro lado da história.

Esta assinatura é uma forma de apoiar o ECO e os seus jornalistas. A nossa contrapartida é o jornalismo independente, rigoroso e credível.

Comentários ({{ total }})

Empregos na Saúde crescem 76% no norte do país. Salários podem ultrapassar 100 mil euros

Respostas a {{ screenParentAuthor }} ({{ totalReplies }})

{{ noCommentsLabel }}

Ainda ninguém comentou este artigo.

Promova a discussão dando a sua opinião