Seguros: Fidelidade reforça liderança, UNA ganha 9 lugares

  • ECO Seguros
  • 10 Julho 2022

De janeiro a maio deste ano as vendas de seguros cresceram 4,8% mas Fidelidade, CA, UNA e Mapfre subiram muito acima da média. O mercado acalma o seu crescimento: Vida sobe 2,8%, Não vida aumentou 7%.

O grupo Fidelidade superou os 30% de quota de mercado e está a reforçar a liderança do mercado nacional nos primeiros 5 meses deste ano, revelou o ranking ASF agora divulgado com dados acumulados de janeiro a maio deste ano e sua comparação com igual período de 2021.

Contrariando o abrandamento do Ramo Vida: Rogério Campos Henriques, CEO da Fidelidade, António Castanho, presidente da CA Vida e Nuno David, CEO da UNA.

O ramo Vida subiu apenas 2,8% a sua produção em relação ao ano passado e 13 das 26 seguradoras que operam neste segmento baixaram vendas, mas foi exatamente nesse ramo que a Fidelidade subiu 28%, a CA cresceu 3,5 vezes, e a UNA quintuplicou a sua faturação no ramo. Também a Mapfre subiu 80% de vendas em Vida, levando o grupo conjunto a uma subida no ranking geral de 15º para 13º lugar.

Com este desempenho o grupo CA entrou no top10 e o grupo UNA saltou 8 lugares, de 17º para 9º lugar do ranking nacional. Por contraste o Bankinter baixou 5 lugares sendo agora o 17º do país.

Em relação aos maiores grupos a Ageas perdeu 1,2% de quota de mercado e a Generali/Tranquilidade manteve a sua posição relativa crescendo vendas em 3,3%. BPI, Allianz e Santander estão com quebras de vendas em relação ao ano passado devido a menor desempenho no ramo Vida.

No ranking geral, crescimentos positivos foram registados, seguindo a nova posição no ranking até ao top 20, pelo Grupo Fidelidade (+18%), Generali (+3,3%), CA (+110%), UNA (+235,8%), Mapfre (+79,3%), Victoria (+10%), Caravela (+11,1%) e AIG (+21,8%).

No lado das descidas, ainda dentro do top 20, o Grupo Ageas verificou -2,6% de quebra, BPI (-14,7%), Allianz (-6,7%), Santander (-17,7%), Zurich (-5,3%), Lusitania (-19,7%), GamaLife (-40,7%), Liberty (-5,7%), Real Vida (-3,2%) e Bankinter (-30,9%).

Veja aqui o ranking dos 41 grupos e seguradoras, agregados a partir das 62 seguradoras autorizadas a atuar em Portugal:

Assine o ECO Premium

No momento em que a informação é mais importante do que nunca, apoie o jornalismo independente e rigoroso.

De que forma? Assine o ECO Premium e tenha acesso a notícias exclusivas, à opinião que conta, às reportagens e especiais que mostram o outro lado da história.

Esta assinatura é uma forma de apoiar o ECO e os seus jornalistas. A nossa contrapartida é o jornalismo independente, rigoroso e credível.

Comentários ({{ total }})

Seguros: Fidelidade reforça liderança, UNA ganha 9 lugares

Respostas a {{ screenParentAuthor }} ({{ totalReplies }})

{{ noCommentsLabel }}

Ainda ninguém comentou este artigo.

Promova a discussão dando a sua opinião