Euro recua para 1,0001 dólares, um novo mínimo tangente à paridade

Moeda única continua a desvalorizar face a um dólar que está a ganhar força. Um euro chegou a ser negociado a 1,0001 dólares, tangente à paridade com a divisa norte-americana.

O euro continua a aproximar-se da paridade com o dólar, negociando em mínimos de duas décadas. Os investidores estarão convencidos de que o fim do abastecimento de gás natural à Europa pela Rússia pode atirar o continente para uma recessão, enquanto as expectativas de uma subida mais agressiva das taxas de juro pela Fed para controlar a inflação estão a dar força ao dólar face aos principais pares.

Na manhã desta terça-feira, o euro atingiu mesmo 1,0001 dólares, depois de ter atingido 1,0006 dólares durante a madrugada, o valor mais baixo desde dezembro de 2002, segundo dados da Refinitiv recolhidos pelo ECO.

“A desvalorização do euro nos últimos tempos parece ter sido em larga medida impulsionada pela reavaliação do mercado do potencial de uma desaceleração mais significativa do crescimento na Zona Euro, amplificada por problemas na energia, a guerra a arrastar-se por mais tempo do que o esperado e dúvidas sobre a ferramenta anti-fragmentação do” Banco Central Europeu (BCE), explicaram os analistas do Maybank, um banco da Malásia, citados pela Reuters.

Carol Kong, estratega do australiano Commonwealth Bank na área do câmbio, disse, por sua vez, que os investidores vão estar atentos para perceber se “os fluxos de gás através do Nordstream 1 vão ser retomados depois do fim da manutenção na próxima semana”. O gasoduto que liga a Rússia à Alemanha foi encerrado na segunda-feira, com Moscovo a alegar uma manutenção programada de dez dias.

“Entretanto, penso que as preocupações com o potencial fim dos fluxos de gás russo vão continuar a pressionar o euro/dólar e isso, por sua vez, significa que o dólar vai continuar a ganhar força”, acrescentou, citada pela agência.

Ao início da manhã, o dólar recuava ligeiramente face ao iene japonês, depois de ter tocado um máximo de 24 anos na sessão anterior, de 137,75 ienes. O peso filipino negociava em mínimos de setembro de 2005 face ao dólar norte-americano, enquanto o won sul-coreano cotava no valor mais baixo desde abril de 2009 em relação ao dólar.

(Notícia atualizada às 10h44 com novo mínimo do euro)

Assine o ECO Premium

No momento em que a informação é mais importante do que nunca, apoie o jornalismo independente e rigoroso.

De que forma? Assine o ECO Premium e tenha acesso a notícias exclusivas, à opinião que conta, às reportagens e especiais que mostram o outro lado da história.

Esta assinatura é uma forma de apoiar o ECO e os seus jornalistas. A nossa contrapartida é o jornalismo independente, rigoroso e credível.

Comentários ({{ total }})

Euro recua para 1,0001 dólares, um novo mínimo tangente à paridade

Respostas a {{ screenParentAuthor }} ({{ totalReplies }})

{{ noCommentsLabel }}

Ainda ninguém comentou este artigo.

Promova a discussão dando a sua opinião