Lisboa contraria ganhos da Europa. BCP cai 4% e Galp 3% em dia vermelho no PSI

A praça lisboeta terminou o dia no vermelho, com quedas expressivas do BCP, Galp e EDP a pesarem no desempenho. Pela Europa, o dia foi positivo.

A bolsa nacional registou uma queda de mais de 1% na sessão desta terça-feira, contrariando os ganhos sentidos nas principais congéneres europeias. As desvalorizações de 4% do BCP e 3% da Galp Energia pesaram no desempenho do índice de referência nacional, bem como as perdas de mais de 1% da família EDP.

Lisboa terminou a sessão a cair 1,34% para os 5.920,56 pontos. Entre as 15 cotadas do PSI, 11 fecharam em terreno negativo, duas inalteradas e apenas duas com valorizações.

A liderar as perdas do índice de referência encontra-se o BCP, que caiu 4,22% para os 0,1431 euros. O banco anunciou na sexta-feira que a sua unidade na Polónia registou mais 100 milhões de euros em provisões para os riscos legais com os créditos hipotecários em moeda estrangeira.

BCP cai mais de 4%

Segue-se a Galp Energia, que recuou 3,04% para os 9,82 euros, numa altura em que os preços do petróleo caem para a fasquia dos 100 dólares. A família EDP pressionou também o PSI, com a casa-mãe a registar uma desvalorização de 1,35% para os 4,69 euros e a subsidiária EDP Renováveis a ceder 1,86% para os 24,29 euros.

Nas quedas, nota ainda para a Semapa, que recuou 2,91% para os 13,34 euros, a Sonae, que perdeu 1,33% para os 1,11 euros, e a Altri, que deslizou 1,12% para os 6,19 euros.

Por outro lado, nos ganhos encontra-se apenas a Navigator, que somou 0,42% para os 3,82 euros, e a Greenvolt, que subiu 1,69% para os 8,43 euros. A empresa de energias renováveis liderada por Manso Neto superou a fasquia dos mil milhões de euros de valor de mercado esta segunda-feira, no dia em que chegaram à bolsa as novas ações do aumento de capital.

Já pela Europa, o dia acabou por ser na generalidade positivo, ainda que com ganhos ligeiros. O índice pan-europeu Stoxx 600 valorizou 0,4%, enquanto o alemão DAX ganhou 0,5%, o francês CAC-40 somou 0,8% e o britânico FTSE 100 subiu 0,2%. Em contrapartida, o espanhol IBEX-35, tal como o português, destoou ao desvalorizar 1%.

Assine o ECO Premium

No momento em que a informação é mais importante do que nunca, apoie o jornalismo independente e rigoroso.

De que forma? Assine o ECO Premium e tenha acesso a notícias exclusivas, à opinião que conta, às reportagens e especiais que mostram o outro lado da história.

Esta assinatura é uma forma de apoiar o ECO e os seus jornalistas. A nossa contrapartida é o jornalismo independente, rigoroso e credível.

Comentários ({{ total }})

Lisboa contraria ganhos da Europa. BCP cai 4% e Galp 3% em dia vermelho no PSI

Respostas a {{ screenParentAuthor }} ({{ totalReplies }})

{{ noCommentsLabel }}

Ainda ninguém comentou este artigo.

Promova a discussão dando a sua opinião