Petróleo cai 7% e fecha abaixo dos 100 dólares por barril pela primeira vez em três meses

A negociação foi marcada por volatilidade, mas os preços do barril de Brent acabaram por ficar abaixo da fasquia dos 100 dólares. Dólar forte pesou no preço.

Os preços do petróleo caíram 7%, após a China ter imposto novas restrições para travar surtos em várias cidades e também à luz dos crescentes receios de uma recessão. As desvalorizações do “ouro negro” agravaram-se durante esta tarde e o barril de Brent fechou abaixo da fasquia dos 100 dólares, pela primeira vez em três meses.

O brent, referência europeia, recuou 7,1% para os 99,49 dólares, numa negociação marcada por volatilidade, com os preços a oscilar no intervalo dos 100 a 99 dólares. Já o WTI, negociado em Nova Iorque, caiu 7% para os 95,53 dólares.

Brent ronda fasquia dos 100 dólares

A pesar nos preços esteve também a valorização do dólar, já que torna a matéria-prima cotada nesta moeda mais cara para os detentores de outras moedas.

“No Ocidente, a combinação de altos preços de energia e taxas de juros crescentes está a alimentar preocupações sobre uma recessão que teria um sério impacto na procura por petróleo”, nota também o Commerzbank, citado pela Reuters.

Do lado da procura, a perspetiva de novas restrições na China também preocupa, depois de os últimos confinamentos nalgumas das maiores cidades do país terem tido um impacto expressivo neste indicador.

É de recordar que o Brent já tinha ficado abaixo dos 100 dólares durante a sessão na semana passada, devido aos receios de uma recessão, mas antes disso a última vez que tinha cruzado esta barreira foi no final de abril.

(Notícia atualizada às 20h15)

Assine o ECO Premium

No momento em que a informação é mais importante do que nunca, apoie o jornalismo independente e rigoroso.

De que forma? Assine o ECO Premium e tenha acesso a notícias exclusivas, à opinião que conta, às reportagens e especiais que mostram o outro lado da história.

Esta assinatura é uma forma de apoiar o ECO e os seus jornalistas. A nossa contrapartida é o jornalismo independente, rigoroso e credível.

Comentários ({{ total }})

Petróleo cai 7% e fecha abaixo dos 100 dólares por barril pela primeira vez em três meses

Respostas a {{ screenParentAuthor }} ({{ totalReplies }})

{{ noCommentsLabel }}

Ainda ninguém comentou este artigo.

Promova a discussão dando a sua opinião