5 coisas que vão marcar o dia

O INE passa a "pente fino" os dados relativos ao movimento de passageiros nos aeroportos nacionais, bem como às estatísticas da construção. Eurostat dá a conhecer a evolução da balança comercial.

O Instituto Nacional de Estatística (INE) divulga os dados relativos ao movimento de passageiros nos aeroportos nacionais, bem como sobre a construção e habitação. Ainda no plano económico, o Eurostat vai dar a conhecer a evolução da balança comercial na Zona Euro. Esta sexta-feira, o presidente da Câmara do Porto vai apresentar a marca Bolhão, já a DGS publica o relatório semanal sobre a situação da pandemia.

Como está a recuperar a aviação?

O Instituto Nacional de Estatística (INE) vai divulgar uma estimativa rápida sobre a atividade dos transportes, com dados referentes a maio de 2022. Até abril, o número de passageiros movimentados nos aeroportos nacionais disparou 500,3%, face a igual período do ano passado, mantendo a trajetória de aproximação aos níveis pré-pandémicos. Só o aeroporto Humberto Delgado, em Lisboa, recebeu 6,9 milhões de passageiros, isto é, 51,8% do total de passageiros recebidos em Portugal e um aumento de 526,2%, face a 2021.

INE mede o “pulso” à construção e habitação

Esta sexta-feira, o INE vai ainda apresentar as estatísticas relativas à construção e habitação no ano passado. Em 2021, o preço dos materiais e o custo da mão-de-obra subiram 6,2% e 5,1%, respetivamente. Já a a variação média do índice foi 5,7%, bastante acima dos 2,1% observados em 2020.

Eurostat divulga dados da balança comercial em maio

Já o Eurostat vai divulgar os números de importações e exportações da Zona Euro relativos a maio. Nos primeiros quatro meses de 2022, a maior subida das importações de bens na União Europeia registou-se na energia. O saldo comercial energético na Europa passou assim de um excedente de 66,8 mil milhões de euros entre janeiro e abril de 2021 para um défice de 183,6 mil milhões de euros.

Rui Moreira apresenta marca Bolhão

O presidente da Câmara Municipal do Porto, Rui Moreira, apresenta esta sexta-feira a marca Bolhão, a dois meses da reabertura do emblemático mercado da cidade. A empreitada, que envolveu um investimento municipal superior a 22,3 milhões de euros, já está concluída e ultimam-se os preparativos para o regresso dos comerciantes a 15 de setembro, segundo anunciou a autarquia portuense.

DGS faz ponto de situação da pandemia

De acordo com o último boletim semanal, a incidência da Covid-19 em Portugal mantinha-se muito elevada, mas o país registava uma “tendência decrescente”, nomeadamente nos internamentos, bem como na mortalidade específica pela doença. A Direção-Geral da Saúde faz um novo ponto de situação da pandemia com a divulgação de um novo boletim relativo à evolução do número de infeções na última semana.

Assine o ECO Premium

No momento em que a informação é mais importante do que nunca, apoie o jornalismo independente e rigoroso.

De que forma? Assine o ECO Premium e tenha acesso a notícias exclusivas, à opinião que conta, às reportagens e especiais que mostram o outro lado da história.

Esta assinatura é uma forma de apoiar o ECO e os seus jornalistas. A nossa contrapartida é o jornalismo independente, rigoroso e credível.

Comentários ({{ total }})

5 coisas que vão marcar o dia

Respostas a {{ screenParentAuthor }} ({{ totalReplies }})

{{ noCommentsLabel }}

Ainda ninguém comentou este artigo.

Promova a discussão dando a sua opinião