Idade da reforma pode voltar a descer em 2024

  • ECO
  • 15 Julho 2022

Os especialistas consideram que esperança média de vida aos 65 anos deverá recuar, o que torna "provável" e "aceitável" que a idade da reforma volte a cair.

A idade normal de acesso à reforma deverá cair pelo segundo ano consecutivo, devido à pandemia da Covid-19, avança esta sexta-feira o Jornal Económico. Basta que a esperança média de vida aos 65 anos encolha um mês, no triénio que termina este ano, para que a idade da reforma em 2024 diminua face à que já se antecipa para 2023.

Recuando a esperança média de vida aos 65 anos em 0,08 anos – o equivalente a um mês –, no triénio que termina este ano, a idade da reforma que será aplicada em 2024 passa a fixar-se nos 66 anos e três meses, estima o jornal.

Especialistas contactados pelo JE consideram que este cenário é “provável” e “aceitável”. Miguel Coelho, professor universitário e antigo dirigente do Instituto de Segurança Social, comenta: “Há uma forte probabilidade de haver uma redução da esperança média de vida, uma vez que o triénio [anterior] apanhou o ano de 2019, que foi relativamente mais benévolo do que 2022 em termos de mortalidade.” “A esperança média de vida vai continuar a recuar. Desde março de 2022 que estamos a ter mais óbitos do que no período homólogo”, concorda Filipe Ribeiro, demógrafo e professor na Universidade de Évora.

Assine o ECO Premium

No momento em que a informação é mais importante do que nunca, apoie o jornalismo independente e rigoroso.

De que forma? Assine o ECO Premium e tenha acesso a notícias exclusivas, à opinião que conta, às reportagens e especiais que mostram o outro lado da história.

Esta assinatura é uma forma de apoiar o ECO e os seus jornalistas. A nossa contrapartida é o jornalismo independente, rigoroso e credível.

Comentários ({{ total }})

Idade da reforma pode voltar a descer em 2024

Respostas a {{ screenParentAuthor }} ({{ totalReplies }})

{{ noCommentsLabel }}

Ainda ninguém comentou este artigo.

Promova a discussão dando a sua opinião