Paulo Pimenta apresenta candidatura oficial à liderança da Ordem dos Advogados

O atual presidente do Conselho Regional do Porto garante que caso seja eleito será um bastonário em total exclusividade e apenas cumprirá um único mandato.

Paulo Pimenta já apresentou oficialmente a sua candidatura a bastonário da Ordem dos Advogados (OA). O atual presidente do Conselho Regional do Porto garante que caso seja eleito será um bastonário em total exclusividade e apenas cumprirá um único mandato.

Na apresentação da sua candidatura no Salão Nobre da sede da Ordem dos Advogados este segunda-feira, o advogado prometeu ser uma figura “agregadora e consensual, capaz de evitar guerras e disputas”. Entre os desafios apontou a necessidade de “repensar a estrutura orgânica e funcional” da OA e encontrar uma solução “segura” e “sustentada” para o sistema de previdência.

O atual presidente do Conselho Regional do Porto pretende lançar o debate sobre o regime fiscal dos escritórios de advogados, quer fazer uma revisão ao sistema de apoio judiciário e ainda repensar a formação inicial dos advogados.

Paulo Pimenta apresentou também o seu mandatário nacional, o antigo bastonário Rogério Alves, e ainda a sua equipa. Os membros da sua lista, de sete Conselhos Regionais, são: Agostinho Guedes, Ana Rita Duarte Campos, André Lamas Leite, António Sá Gonçalves, Cláudia Amorim, Cláudia Areal, Diogo Ortigão Ramos, Gonçalo Areia, Isabel Magalhães, João Martins Costa, João Vaz Rodrigues, José de Freitas, Maria Quintela, Maria do Sameiro Mesquita Gabriel, Paula Margarido, Paula Pereira Coutinho, Paulo Saragoça da Matta, Sílvia Carreira, Tiago Leote Cravo e Tito Arantes Fontes.

Docente universitário, Paulo Pimenta é advogado com escritório no Porto, inscrito desde julho de 1992. Possui um mestrado em Direito, pela Faculdade de Direito da Universidade de Coimbra, Especialização em Ciências Jurídico-Processuais. Durante dois mandatos, entre 2017 e 2022, foi presidente do Conselho Regional do Porto da Ordem dos Advogados. Foi ainda membro da Comissão de Reforma do Processo Civil em 2011.

Na corrida a bastonário da OA estão ainda António Jaime Martins, Fernanda Almeida Pinheiro, Paulo Valério, Rui da Silva Leal e o atual bastonário Luís Menezes Leitão. Varela de Matos também deverá ser candidato mas ainda não confirmou formalmente. As eleições realizam-se em novembro deste ano.

Assine o ECO Premium

No momento em que a informação é mais importante do que nunca, apoie o jornalismo independente e rigoroso.

De que forma? Assine o ECO Premium e tenha acesso a notícias exclusivas, à opinião que conta, às reportagens e especiais que mostram o outro lado da história.

Esta assinatura é uma forma de apoiar o ECO e os seus jornalistas. A nossa contrapartida é o jornalismo independente, rigoroso e credível.

Comentários ({{ total }})

Paulo Pimenta apresenta candidatura oficial à liderança da Ordem dos Advogados

Respostas a {{ screenParentAuthor }} ({{ totalReplies }})

{{ noCommentsLabel }}

Ainda ninguém comentou este artigo.

Promova a discussão dando a sua opinião