Costa anuncia novo pacote de medidas para famílias e empresas em setembro

António Costa anunciou que o Governo vai "adotar um novo pacote de medidas" em setembro para apoiar as famílias, bem como a "atividade das empresas", para conter a escalada da inflação.

O primeiro-ministro anunciou esta quarta-feira que o Governo vai “adotar um novo pacote de medidas” em setembro para apoiar as famílias, bem como a “atividade das empresas”, na sequência da escalada da inflação. Sem antecipar as medidas em causa, António Costa justificou a decisão com o prolongamento da guerra na Ucrânia.

“No final deste trimestre iremos adotar novo pacote de medidas para apoiar as famílias e a atividade das empresas”, revelou o Chefe de Governo, no arranque do debate do Estado da Nação, justificando a decisão “com o prolongar da guerra” que provocará uma inflação mais duradoura “do que o inicialmente previsto“. O primeiro-ministro não antecipou, no entanto, as medidas em causa.

Na sessão de abertura, António Costa destacou ainda que o Executivo tem respondido por “três vias” à escalada da inflação, nomeadamente “contendo o aumento dos preços da energia na medida do possível, apoiando a produção das empresas mais expostas” no consumo de energia, bem como ao apoiar as famílias.

Estas medidas permitiram, segundo o primeiro-ministro, “uma redução de 3,7% do preço da eletricidade para as famílias no mercado regulado”, uma “redução de 18 pontos percentuais da carga fiscal sobre os combustíveis, permitindo uma poupança de 16 euros num depósito de 50 litros de gasolina ou 14 euros num depósito de gasóleo”, assim como “uma redução do impacto da subida do preço do gás na produção de eletricidade no mercado spot“, resultando numa poupança “média diária neste primeiro mês de aplicação de 18%”.

Assine o ECO Premium

No momento em que a informação é mais importante do que nunca, apoie o jornalismo independente e rigoroso.

De que forma? Assine o ECO Premium e tenha acesso a notícias exclusivas, à opinião que conta, às reportagens e especiais que mostram o outro lado da história.

Esta assinatura é uma forma de apoiar o ECO e os seus jornalistas. A nossa contrapartida é o jornalismo independente, rigoroso e credível.

Comentários ({{ total }})

Costa anuncia novo pacote de medidas para famílias e empresas em setembro

Respostas a {{ screenParentAuthor }} ({{ totalReplies }})

{{ noCommentsLabel }}

Ainda ninguém comentou este artigo.

Promova a discussão dando a sua opinião