“Portugueses estão à míngua e o Estado cada vez mais gordo”, diz Miranda Sarmento

Joaquim Miranda Sarmento acusou o Governo de "austeridade", referindo que "os portugueses pagam cada vez mais impostos e taxas" e o "Estado está cada vez mais gordo".

O líder parlamentar do PSD assinalou esta quarta-feira que “os portugueses pagam cada vez mais impostos e taxas” e “têm cada vez mais piores serviços”, acusando o governo socialista de “austeridade” e referindo que o Estado está a ficar “cada vez mais gordo” com a escala da inflação.

Na sua estreia como líder da banca social-democrata, Joaquim Miranda Sarmento sinalizou que o Governo está a “cobrar o triplo da receita fiscal que previa no Orçamento”, na sequência da escalada de inflação, que acelerou para 8,7% em junho, o valor mais elevado desde 1992, e notou que os portugueses “têm cada vez mais piores serviços”. “Os portugueses estão à míngua e o Estado cada vez mais gordo. Esta é a austeridade socialista”, atirou, durante o debate do Estado da Nação, e acusando ainda o PS de “propaganda”.

Em resposta ao líder parlamentar dos sociais-democratas, o primeiro-ministro admitiu que o “aumento dos preços tem efeito sobre impostos indiretos”, destacando que “a receita de IVA aumentou 1.300 milhões de euros” face a 2019. No entanto, António Costa destacou que as medidas tomadas pelo Executivo para fazer face à inflação ultrapassam os 1.600 milhões de euros. “Está devolvido”, disse.

António Costa rejeitou ainda a acusação de “empobrecimento” feita pelos sociais-democratas. “Desde que este Governo é Governo nós voltamos a crescer acima e não abaixo da média europeia”, disse, antes de notar que “o PIB per capita cresceu 15% entre 2004 e 2009 e entre 2020 e 2021 aumentou 18% relativamente a 2015″.

Assine o ECO Premium

No momento em que a informação é mais importante do que nunca, apoie o jornalismo independente e rigoroso.

De que forma? Assine o ECO Premium e tenha acesso a notícias exclusivas, à opinião que conta, às reportagens e especiais que mostram o outro lado da história.

Esta assinatura é uma forma de apoiar o ECO e os seus jornalistas. A nossa contrapartida é o jornalismo independente, rigoroso e credível.

Comentários ({{ total }})

“Portugueses estão à míngua e o Estado cada vez mais gordo”, diz Miranda Sarmento

Respostas a {{ screenParentAuthor }} ({{ totalReplies }})

{{ noCommentsLabel }}

Ainda ninguém comentou este artigo.

Promova a discussão dando a sua opinião