Direto Rússia e Ucrânia assinam acordo para desbloquear exportação de cereais na sexta-feira
A Turquia anunciou esta quinta-feira que o acordo para permitir as exportações de cereais bloqueados nos portos ucranianos vai ser assinado amanhã em Istambul.
O acordo para permitir as exportações de cereais bloqueados nos portos ucranianos vai ser assinado na sexta-feira em Istambul, anunciou esta quinta-feira a presidência turca em comunicado.
“A cerimónia de assinatura do acordo do envio de cereais, na qual estarão presentes o Presidente [turco], Recep Tayyip Erdogan, e o secretário-geral da ONU, António Guterres, será assinado amanhã às 16h30 no Palácio Dolmabahçe, com a participação da Ucrânia e Rússia”, assinala o texto.
Na semana passada, Istambul foi palco de uma reunião de peritos militares da Rússia, Ucrânia e Turquia e de representantes da ONU para tentar desbloquear a exportação dos cereais russos e ucranianos, retidos devido à guerra na Ucrânia, e evitar uma crise alimentar global.
O anúncio deste acordo surge um dia depois de o chefe da diplomacia russa ter afirmado que insistiu junto das Nações Unidas para que a organização alcançasse um acordo que facilite as exportações agrícolas da Rússia, afetadas pelas sanções ocidentais, em troca da passagem dos cereais ucranianos bloqueados devido à guerra. Antes, o Presidente russo, Vladimir Putin, já tinha feito um pedido similar.
Assine o ECO Premium
No momento em que a informação é mais importante do que nunca, apoie o jornalismo independente e rigoroso.
De que forma? Assine o ECO Premium e tenha acesso a notícias exclusivas, à opinião que conta, às reportagens e especiais que mostram o outro lado da história.
Esta assinatura é uma forma de apoiar o ECO e os seus jornalistas. A nossa contrapartida é o jornalismo independente, rigoroso e credível.
Comentários ({{ total }})
Rússia e Ucrânia assinam acordo para desbloquear exportação de cereais na sexta-feira
{{ noCommentsLabel }}