Costa recebe líder do PSD esta sexta com novo aeroporto na agenda

  • Lusa
  • 21 Julho 2022

O primeiro encontro entre ambos tem na agenda a prazo um eventual acordo para a construção do novo aeroporto da região de Lisboa.

O primeiro-ministro recebe na sexta-feira, em São Bento, o novo líder do PSD, o primeiro encontro entre ambos que tem na agenda a prazo um eventual acordo para a construção do novo aeroporto da região de Lisboa. O encontro entre António Costa e Luís Montenegro terá lugar às 10:00, de acordo com fonte do Executivo.

No final de maio, Luís Montenegro foi eleito líder do PSD com mais de 72% dos votos, sucedendo no cargo a Rui Rio, e entrou formalmente em funções no início deste mês. Em junho, numa conferência promovida pela Câmara do Comércio Luso Espanhola, em Lisboa, o primeiro-ministro afirmou que a nova solução aeroportuária para a região de Lisboa será feita em consenso com o PSD, justificando que se trata de um processo estruturante para várias legislaturas e que condicionará a ação de vários governos.

No fim desse mês, o ministro das Infraestruturas, Pedro Nuno Santos, fez publicar um despacho com uma solução aeroportuária – Montijo mais Alcochete – e afirmou que prescindia do acordo do partido de Luís Montenegro. Mas António Costa determinou que o ministro das Infraestruturas revogasse esse despacho, insistindo que a solução referente ao novo aeroporto da região de Lisboa terá de ser tomada com base num acordo com o PSD.

Na quarta-feira, em entrevista à CNN, o líder do PSD afirmou sobre a solução aeroportuária para a região de Lisboa que irá transmitir em primeira mão a posição dos sociais-democratas no encontro com o primeiro-ministro. “Uma coisa é dialogar com o maior partido da oposição, outra é deixar de decidir. Quem tem de decidir é o Governo e o primeiro-ministro. Era muito interessante discutir a opinião do PSD, mas temos de discutir a opinião do Governo”, declarou nessa entrevista

Assine o ECO Premium

No momento em que a informação é mais importante do que nunca, apoie o jornalismo independente e rigoroso.

De que forma? Assine o ECO Premium e tenha acesso a notícias exclusivas, à opinião que conta, às reportagens e especiais que mostram o outro lado da história.

Esta assinatura é uma forma de apoiar o ECO e os seus jornalistas. A nossa contrapartida é o jornalismo independente, rigoroso e credível.

Comentários ({{ total }})

Costa recebe líder do PSD esta sexta com novo aeroporto na agenda

Respostas a {{ screenParentAuthor }} ({{ totalReplies }})

{{ noCommentsLabel }}

Ainda ninguém comentou este artigo.

Promova a discussão dando a sua opinião