Salgado e Morais Pires acusados por fraude ao BES Angola

Salgado e Morais Pires são considerados co-autores por terem tido alegadamente conhecimento da gestão de Álvaro Sobrinho no BESA.

Mais uma acusação contra Ricardo Salgado e Amílcar Morais Pires. O ex-líder do BES e o ex-administrador financeiro foram acusados pelo Ministério Público, segundo avança a TVI/CNN Portugal. O despacho conta com mais de 800 páginas e os procuradores do DCIAP apontam ao luso angolano Álvaro Sobrinho, que presidiu ao BES Angola, o desvio de centenas de milhões de euros do banco para contas por ele controladas, nomeadamente na Suíça.

Neste contexto, Salgado e Morais Pires são considerados co-autores por terem tido alegadamente conhecimento da gestão de Álvaro Sobrinho no BESA, com um desvio superior a quatro mil milhões de euros do BES em Angola. E que acabou a ser utilizado na compra de dívida das entidades não financeiras do GES – sobretudo a Espírito Santo Enterprise e a Rio Forte – que vieram a ser declaradas falidas em 2014.

Nesta acusação consta ainda que Álvaro Sobrinho, antigo presidente do BES Angola, foi acusado pelo Ministério Público, conforme avançou a CNN Portugal na terça-feira, por desviar centenas de milhões de euros do banco para contas por ele controladas, nomeadamente na Suíça.

Em causa estão crimes como burla agravada, abuso de confiança ou branqueamento de capitais, num esquema com recurso a testas de ferro através da concessão irregular de empréstimos, entre 2009 e 2013, de um total de 6 mil milhões de euros.

Em março deste ano, o juiz Carlos Alexandre do Tribunal Central de Instrução Criminal aplicou a Álvaro Sobrinho a medida de coação de pagamento de uma caução de seis milhões e ainda a apreensão de passaporte. Ficou ainda proibido de sair do país, a não ser que pague a caução. Mas pode apenas movimentar-se em território europeu. Juntou-se assim a Manuel Pinho como os arguidos com a mais alta caução de sempre atribuídas.

 

Assine o ECO Premium

No momento em que a informação é mais importante do que nunca, apoie o jornalismo independente e rigoroso.

De que forma? Assine o ECO Premium e tenha acesso a notícias exclusivas, à opinião que conta, às reportagens e especiais que mostram o outro lado da história.

Esta assinatura é uma forma de apoiar o ECO e os seus jornalistas. A nossa contrapartida é o jornalismo independente, rigoroso e credível.

Comentários ({{ total }})

Salgado e Morais Pires acusados por fraude ao BES Angola

Respostas a {{ screenParentAuthor }} ({{ totalReplies }})

{{ noCommentsLabel }}

Ainda ninguém comentou este artigo.

Promova a discussão dando a sua opinião