Antigo braço direito de Isabel dos Santos colabora com autoridades e avança novos detalhes

  • ECO
  • 26 Julho 2022

Mário Leite da Silva, gestor e antigo braço direito de Isabel dos Santos, partilha que empresária terá usado a própria empresa para reembolsar Sonangol pelo financiamento da participação na Galp.

Mário Leite da Silva, o antigo braço direito de Isabel dos Santos, anunciou querer colaborar com as autoridades angolanas nos processos onde a empresária é arguida, disse em carta dirigida ao Presidente João Lourenço antes da morte de José Eduardo dos Santos, noticia esta terça-feira o Observador (acesso pago).

Segundo a carta de 51 páginas de Mário Leite da Silva, Isabel dos Santos terá utilizado a sua empresa, Exem Energia Investimentos, como meio de reembolsar a Sonangol pelo acordo de financiamento realizado com o marido da empresária, para adquirir uma participação na Galp. Isabel dos Santos, também líder da Sonangol, terá autorizado a transação de 72 milhões de euros, sendo que o seu marido, Sindika Dokolo, terá registado um ganho de 12 milhões de euros.

O gestor partilha também que Manuel Vicente, ex-líder da Sonangol, se encontra sob proteção das autoridades angolanas e acusa o Presidente João Lourenço, e o Procurador-Geral de Angola, de ocultarem acordos entre a Sonangol e Isabel dos Santos das autoridades holandesas. Mário Leite da Silva também é arguido, ao lado de Isabel dos Santos, em diversos processos em Portugal e Angola, mas o gestor procura agora separar a sua “situação jurídica” face à da empresária.

Assine o ECO Premium

No momento em que a informação é mais importante do que nunca, apoie o jornalismo independente e rigoroso.

De que forma? Assine o ECO Premium e tenha acesso a notícias exclusivas, à opinião que conta, às reportagens e especiais que mostram o outro lado da história.

Esta assinatura é uma forma de apoiar o ECO e os seus jornalistas. A nossa contrapartida é o jornalismo independente, rigoroso e credível.

Comentários ({{ total }})

Antigo braço direito de Isabel dos Santos colabora com autoridades e avança novos detalhes

Respostas a {{ screenParentAuthor }} ({{ totalReplies }})

{{ noCommentsLabel }}

Ainda ninguém comentou este artigo.

Promova a discussão dando a sua opinião