Hoje nas notícias: Professores, TAP e Isabel dos Santos

  • ECO
  • 26 Julho 2022

Dos jornais aos sites, passando pelas rádios e televisões, leia as notícias que vão marcar o dia.

O Governo português tem dois meses para aumentar os salários dos professores a contrato, na sequência de uma queixa de Bruxelas no Tribunal de Justiça da União Europeia. As perdas acumuladas da TAP no Brasil, durante os seus 13 anos de operação, ascendem aos 593 milhões. O cumprimento das metas climáticas do Acordo de Paris pode levar a um corte de até 1,7% no Produto Interno Bruto português. Antigo braço de Isabel dos Santos colabora com as autoridades angolanas e revela como a empresária financiou participação na Galp.

Governo forçado a aumentar professores

A Comissão Europeia deu dois meses ao Governo português para aumentar os salários dos professores a contrato. Caso contrário, Bruxelas irá avançar com uma queixa no Tribunal de Justiça da União Europeia. Em causa está o facto de os docentes contratados ganharem sempre o mesmo valor, independentemente do número de anos de serviço, sendo que a Comissão Europeia abriu um procedimento contra Portugal em novembro do ano passado, alegando que discriminação dos professores contratados viola a legislação comunitária.

Leia a notícia completa no Correio da Manhã (acesso pago)

Negócio de manutenção no Brasil da TAP perdeu quase 600 milhões em 13 anos

O negócio de manutenção e engenharia da TAP no Brasil (TAP ME, antiga VEM) encerrou no final de maio. Durante os 13 anos em que a transportadora aérea portuguesa deteve a totalidade do capital da ex-VEM, as perdas acumuladas ascendem aos 593 milhões, segundo os dados fornecidos por Sérgio Palma Brito, no livro TAP – que futuro?, e relatórios recentes da companhia aérea.

Leia a notícia completa no Público (acesso condicionado)

PIB pode encolher até 1,7% com aumento da taxa de carbono

Aumentar a taxa de imposto sobre o carbono para mais de 30%, tendo em vista atingir as metas climáticas do Acordo de Paris, pode provocar um corte de até 1,7% no Produto Interno Bruto (PIB) português, segundo um estudo divulgado pelo Banco de Portugal. A instituição liderada por Mário Centeno alerta para a necessidade de aumentar este imposto, apesar dos “impactos negativos” na economia e dos “efeitos muito assimétricos” no bem-estar dos trabalhadores.

Leia a notícia completa no Jornal de Negócios (acesso pago)

Antigo braço direto de Isabel dos Santos colabora com as autoridades e avança novos detalhes

Mário Leite da Silva, o ex-braço-direito de Isabel dos Santos, anunciou querer colaborar com as autoridades angolanas nos processos onde a empresária é arguida, disse em carta enviada ao Presidente João Lourenço antes da morte de José Eduardo dos Santos. Segundo a carta de 51 páginas de Leite da Silva, Isabel dos Santos terá utilizado a sua empresa, Exem Energia Investimentos, como meio de reembolsar a Sonangol, que financiou com o marido da empresária uma participação na Galp. Isabel dos Santos, também líder da Sonangol, terá autorizado a transação de 72 milhões de euros, e o seu marido, Sindika Dokolo, terá registado um ganho de 12 milhões de euros.

Leia a notícia completa no Observador (acesso pago)

Mercado negro de tabaco cresce na internet

Nos últimos cinco anos a GNR apreendeu perto de 40 milhões de euros em folha de tabaco e cigarros ilegais, ou o equivalente a mais de 200 toneladas de tabaco. Agora, as autoridades viram-se para o meio virtual e estão a monitorizar a internet para apanhar os vendedores. O mercado negro de tabaco lesa o Estado em mais de cem milhões de euros diariamente, e prolifera através das redes sociais podendo mesmo haver uma entrega direta em casa. Os vendedores adquirem grandes quantidades de tabaco em Espanha que chega a Portugal através de várias rotas. Nos últimos cinco anos foram registados 150 indivíduos ligados ao contrabando, sendo 2019 o ano com maior número de detidos (54).

Leia a notícia completa no Jornal de Notícias (acesso pago)

Assine o ECO Premium

No momento em que a informação é mais importante do que nunca, apoie o jornalismo independente e rigoroso.

De que forma? Assine o ECO Premium e tenha acesso a notícias exclusivas, à opinião que conta, às reportagens e especiais que mostram o outro lado da história.

Esta assinatura é uma forma de apoiar o ECO e os seus jornalistas. A nossa contrapartida é o jornalismo independente, rigoroso e credível.

Comentários ({{ total }})

Hoje nas notícias: Professores, TAP e Isabel dos Santos

Respostas a {{ screenParentAuthor }} ({{ totalReplies }})

{{ noCommentsLabel }}

Ainda ninguém comentou este artigo.

Promova a discussão dando a sua opinião