Portugal alerta que não se pode criar um problema na eletricidade por causa do gás

Ministro avisa que não se pode procurar resolver uma crise no gás, criando uma crise no sistema elétrico e diz que todos os países devem "contribuir na medida das suas possibilidades e limitações".

O ministro do Ambiente e da Ação Climática alerta que não se pode procurar resolver uma crise no gás, criando uma crise no sistema elétrico e assinala que a nova proposta de Bruxelas “já responde a algumas questões” levantadas por Portugal, mas sublinha que há que esperar para ver se esta será a última versão do regulamento.

Não podemos para procurar resolver um problema, uma crise de gás, criar um problema e uma crise no sistema elétrico“, adverte Duarte Cordeiro, em declarações transmitidas pela RTP3 e Sic Notícias, antes do Conselho Europeu de Energia extraordinário da União Europeia, onde será discutida a redução voluntária do consumo de gás natural face à ameaça cada vez mais real de corte no abastecimento russo.

O ministro alerta que devido às condições climatéricas, Portugal enfrenta neste momento “redução da produção da energia hídrica”, pelo que sinaliza que “é necessário” garantir a “segurança no setor elétrico”. O responsável reitera, por isso, a recusa da proposta inicial da Comissão Europeia para impor uma redução de 15% no consumo de gás, considerando que todos os países devem “contribuir na medida das suas possibilidades e das suas limitações”.

Neste Conselho Europeu, Bruxelas vai colocar à discussão dos Estados-membros um texto revisto face à proposta conhecida na semana passada. Sem adiantar grandes detalhes, o ministro sinaliza que a nova proposta “já responde a algumas questões” levantadas por Portugal, mas sublinha que há que esperar para ver se esta será a última versão do regulamento.

Nesse sentido, Duarte Cordeiro adiantou ainda que Portugal sinalizou a Bruxelas que se pode “aumentar a solidariedade com outros países europeus e colocar o gás onde é necessário” através do Porto de Sines.

Assine o ECO Premium

No momento em que a informação é mais importante do que nunca, apoie o jornalismo independente e rigoroso.

De que forma? Assine o ECO Premium e tenha acesso a notícias exclusivas, à opinião que conta, às reportagens e especiais que mostram o outro lado da história.

Esta assinatura é uma forma de apoiar o ECO e os seus jornalistas. A nossa contrapartida é o jornalismo independente, rigoroso e credível.

Comentários ({{ total }})

Portugal alerta que não se pode criar um problema na eletricidade por causa do gás

Respostas a {{ screenParentAuthor }} ({{ totalReplies }})

{{ noCommentsLabel }}

Ainda ninguém comentou este artigo.

Promova a discussão dando a sua opinião