Turismo lidera oferta e procura de emprego no OLX. “Part-time” encabeça pesquisas

No motor de busca do OLX emprego, "part-time" é a palavra chave mais digitada pelos candidatos. Segue-se "limpeza e trabalho doméstico" e "motorista".

Depois de uma crise sanitária que obrigou o turismo, a restauração e a hotelaria praticamente a fecharem portas e reduzirem pessoal, a necessidade de voltar a reforçar a contratação já está a ser novamente sentida, sobretudo numa altura de época alta para estas indústrias. No OLX, que conta com uma secção destinada aos anúncios de emprego, restauração, hotelaria e turismo encabeça a lista das áreas mais procuradas pelos candidatos de abril a julho. Paralelamente, “part-time” é a palavra-chave mais procurada, revela um estudo da plataforma.

“Num país como Portugal, já é natural que os hotéis, restauração e turismo sejam as áreas com maior procura sazonal no verão, devido às férias. No entanto, a grande oferta de emprego verificada este ano resulta também do regresso à normalidade que se verifica após dois anos de pandemia. A facilitação das restrições de viajar, ou o regresso total dos eventos são fatores que também explicam esta realidade”, explica Sebastiaan Lemmens, diretor-geral do OLX Portugal.

 

De abril a junho deste ano, a restauração, hotelaria e turismo foram precisamente os setores que registaram a maior oferta de trabalho. Maio foi o mês que registou o maior aumento da oferta de trabalho por parte por parte dos empregadores, em antecipação da época alta.

Após a restauração, hotelaria e turismo, a maior oferta de emprego em antecipação aos meses de verão verificou-se nos cargos comerciais e também na construção civil, com aumentos de 9% e 40%, respetivamente, em maio e face ao mês anterior.

A grande oferta de emprego verificada este ano resulta também do regresso à normalidade que se verifica após dois anos de pandemia. A facilitação das restrições de viajar, ou o regresso total dos eventos são fatores que também explicam esta realidade.

Sebastiaan Lemmens

Diretor-geral do OLX Portugal

No lado oposto, os cargos executivos, a área de desporto e fitness, bem como de segurança e vigilância, foram as áreas com menor oferta de trabalho nos três meses analisados.

Candidatos procuram sobretudo part-time

No motor de busca, “part-time” é a palavra-chave mais digitada pelos candidatos que procuram emprego. Seguem-se “limpeza e trabalho doméstico” e “motorista“.

“Tal significa que, dentro destas áreas, o interesse dos candidatos é muitas vezes por uma opção part-time”, reforça Sebastiaan Lemmens, em comunicado.

Já a nível regional, tanto a procura como a oferta por “part-time” e por “limpeza e trabalho doméstico” surgem, sobretudo nos distritos de Lisboa, Porto e Setúbal. No caso de empregos de “motorista”, tanto a procura como a oferta concentram-se em Lisboa, Setúbal e Faro. A procura e oferta de empregos de “construção”, por sua vez, coincidem, essencialmente, em Lisboa, Setúbal e Aveiro. E, finalmente, na procura e oferta de “trabalho a partir de casa” destacam-se os distritos de Lisboa, Porto e Setúbal.

Assine o ECO Premium

No momento em que a informação é mais importante do que nunca, apoie o jornalismo independente e rigoroso.

De que forma? Assine o ECO Premium e tenha acesso a notícias exclusivas, à opinião que conta, às reportagens e especiais que mostram o outro lado da história.

Esta assinatura é uma forma de apoiar o ECO e os seus jornalistas. A nossa contrapartida é o jornalismo independente, rigoroso e credível.

Comentários ({{ total }})

Turismo lidera oferta e procura de emprego no OLX. “Part-time” encabeça pesquisas

Respostas a {{ screenParentAuthor }} ({{ totalReplies }})

{{ noCommentsLabel }}

Ainda ninguém comentou este artigo.

Promova a discussão dando a sua opinião