Construção do novo aeroporto de Lisboa deverá demorar, pelo menos, um ano a arrancar

  • ECO
  • 29 Julho 2022

Construção do novo aeroporto vai levar, pelo menos, mais um ano a arrancar devido à necessidade de nova Avaliação Ambiental. Em caso de realização de concurso público poderá levar mais tempo.

A construção do novo aeroporto na região de Lisboa vai demorar, pelo menos, um ano a arrancar, mesmo se a localização escolhida for no Montijo, avança esta sexta-feira o Expresso (acesso pago).

O atraso é justificado pela exigência de haver uma nova Avaliação Ambiental Estratégica (AAE) para avaliar os projetos do ponto de vista ambiental, económico e social, tal como pedido pelo líder do PSD. Sem a AAE, a construção do novo aeroporto arrisca sair mais cara com novos processos em tribunal, como ficou evidenciado com uma ação posta em marcha pela associação ambientalista Zero, que foi entretanto recusada pelo Tribunal Administrativo e Fiscal do Porto com base numa AAE que estaria em curso.

A nova avaliação estratégica levará, pelo menos, um ano se for realizada pelo Laboratório Nacional de Engenharia Civil (LNEC), pois sendo um organismo do Estado, não é necessário abrir um concurso público para escolher a entidade. A solução poderá ser a escolhida, já que Governo e PSD veem a empresa pública espanhola encarregue da AAE anterior como uma potencial interessada no negócio, o que seria incompatível com uma decisão justa.

Assine o ECO Premium

No momento em que a informação é mais importante do que nunca, apoie o jornalismo independente e rigoroso.

De que forma? Assine o ECO Premium e tenha acesso a notícias exclusivas, à opinião que conta, às reportagens e especiais que mostram o outro lado da história.

Esta assinatura é uma forma de apoiar o ECO e os seus jornalistas. A nossa contrapartida é o jornalismo independente, rigoroso e credível.

Comentários ({{ total }})

Construção do novo aeroporto de Lisboa deverá demorar, pelo menos, um ano a arrancar

Respostas a {{ screenParentAuthor }} ({{ totalReplies }})

{{ noCommentsLabel }}

Ainda ninguém comentou este artigo.

Promova a discussão dando a sua opinião