5 coisas que vão marcar o dia

INE publica PIB e inflação. Banca apresenta mais resultados. E o Governo vai explicar o novo regime de remuneração de horas extraordinárias nas urgências.

O dia vai ser pleno de dados económicos relevantes, como o crescimento económico, taxa de inflação e atividade turística. Há também mais resultados da banca para conhecer, agora da Caixa Geral de Depósitos e do BPI.

Economia continua a crescer?

A estimativa das Contas Nacionais Trimestrais para o segundo trimestre vai ser publicada esta sexta-feira pelo INE e os economistas vão estar atentos para saber se continua o crescimento significativo alcançado no primeiro trimestre (os EUA entraram ontem em recessão técnica). Portugal está a beneficiar da retoma do turismo e, em julho, a Comissão Europeia reviu em alta a previsão para o crescimento do Produto Interno Bruto (PIB) do país este ano, para 6,5%.

E a inflação, chegou ao pico?

O Instituto Nacional de Estatística (INE) publica a estimativa rápida da taxa de inflação em julho, um dado que vai ser analisando para perceber se há algum sinal de alívio na subida dos preços. Também o Eurostat avançará com a estimativa rápida da inflação na Zona Euro, que permitirá comparar Portugal com os pares da moeda única. Em junho, a taxa acelerou para 8,7%, a mais elevada desde 1992.

Mais resultados da banca

Há mais resultados da banca para conhecer. Caixa e BPI vão apresentar as contas do primeiro semestre, depois do BCP o ter feito na quarta-feira o Santander Totta na quinta. Na primeira metade do ano passado, o banco público viu os lucros subirem 18%, para 294 milhões de euros. Já o BPI viu o resultado líquido disparar 300%, para 185 milhões de euros. Os resultados vão ser fortemente escrutinados, podendo alimentar a corrente de pensamento que defende a criação de uma taxa sobre os “lucros extraordinários” das empresas.

Turismo recupera da pandemia

O setor do turismo é o principal motor da economia. Ora, além da evolução do PIB e da taxa de inflação, o INE vai publicar também a estimativa rápida da atividade turística em junho, o mês que marcou o início do período do verão. Em maio, os dados mostraram uma desaceleração, depois de, em abril, a atividade ter ficado acima do pré-pandemia pela primeira vez desde a chegada da Covid-19. Noutro plano, o instituto divulgará ainda as estimativas mensais do emprego e desemprego.

Nos expande rede 5G

Meo, Nos e Vodafone continuam a instalar 5G em Portugal. Depois do lançamento dos primeiros tarifários no final do ano passado e início deste, há obrigações de cobertura para cumprir em 2023 e 2025. Esta sexta-feira, a Nos inaugura a quinta geração numa nova cidade, Pombal, num evento em que estarão presentes o administrador da Nos Manuel Ramalho Eanes e o presidente da Câmara de Pombal Pedro Pimpão.

Assine o ECO Premium

No momento em que a informação é mais importante do que nunca, apoie o jornalismo independente e rigoroso.

De que forma? Assine o ECO Premium e tenha acesso a notícias exclusivas, à opinião que conta, às reportagens e especiais que mostram o outro lado da história.

Esta assinatura é uma forma de apoiar o ECO e os seus jornalistas. A nossa contrapartida é o jornalismo independente, rigoroso e credível.

Comentários ({{ total }})

5 coisas que vão marcar o dia

Respostas a {{ screenParentAuthor }} ({{ totalReplies }})

{{ noCommentsLabel }}

Ainda ninguém comentou este artigo.

Promova a discussão dando a sua opinião