Barril de brent inverte e desce para menos de 94 dólares

Barril de referência para as importações europeias inverteu subida do início da sessão porque receios de recessão económica são superior ao lento aumento de produção dos países da OPEP.

O petróleo inverteu a tendência de queda do início da sessão desta sexta-feira e está de novo a cair nos mercados internacionais. O Brent do Mar do Norte, barril de ‘ouro negro’ de referência para as importações europeias, seguia a descer perto de 1%, abaixo dos 94 dólares.

Pelas 14h23, o brent negociava nos 93,36 dólares, menos 0,81% do que na cotação de fecho de quinta-feira. O barril de referência para os Estados Unidos (West Texas Intermediate) perdia 1,20%, para 87,53 dólares.

Isto acontece porque os investidores estão mais preocupados com os receios de recessão na economia — com consequências na procura de petróleo — do que pelas baixas perspetivas de aumento de produção definidas na quinta-feira pelos membros e aliados da Organização dos Países Exportadores de Petróleo (OPEP+).

Os países da OPEP+ decidiram aumentar a produção em 100 mil barris por dia a partir de setembro. Mas a menor subida de produção desde a introdução das quotas de mercado, em 1982, fez soar os alarmes dos analistas.

Nem mesmo a divulgação do número de empregos criados em julho animou o mercado: no último mês, houve 528 mil novos postos de trabalho, praticamente o dobro dos 258 mil novos empregos previstos pelos analistas.

Assine o ECO Premium

No momento em que a informação é mais importante do que nunca, apoie o jornalismo independente e rigoroso.

De que forma? Assine o ECO Premium e tenha acesso a notícias exclusivas, à opinião que conta, às reportagens e especiais que mostram o outro lado da história.

Esta assinatura é uma forma de apoiar o ECO e os seus jornalistas. A nossa contrapartida é o jornalismo independente, rigoroso e credível.

Comentários ({{ total }})

Barril de brent inverte e desce para menos de 94 dólares

Respostas a {{ screenParentAuthor }} ({{ totalReplies }})

{{ noCommentsLabel }}

Ainda ninguém comentou este artigo.

Promova a discussão dando a sua opinião