Nas notícias lá fora: combustíveis, Trump e Covid-19

  • ECO
  • 12 Agosto 2022

Estados Unidos vão aliviar as medidas de prevenção contra a pandemia. O novo Presidente sul-coreano concedeu um perdão presidencial ao líder da Samsung para ajudar a superar a crise no país.

O preço dos combustíveis desce há mais de seis semanas consecutivas em Espanha e, no caso da gasolina, os consumidores já pagam menos do que antes do início da guerra na Ucrânia. Donald Trump voltou a criticar as buscas feitas pelo FBI à sua mansão dizendo que serviram para inspecionar os armários da antiga primeira-dama Melania. E a Johnson & Johnson vai finalmente suspender em 2023 a venda do pó de talco para bebés em todo o mundo, após milhares de reclamações sobre a segurança do produto.

El País

Espanhóis pagam menos pela gasolina do que antes da guerra na Ucrânia

O preço dos combustíveis desce há mais de seis semanas consecutivas em Espanha e, no caso da gasolina, os consumidores já pagam menos do que antes do início da guerra na Ucrânia. De acordo com dados do Boletim Petrolífero da Comissão Europeia, o preço médio do litro de gasolina em Espanha foi de 1,66 euros na semana que terminou na segunda-feira, se for levado em conta o desconto de 20 cêntimos por litro aplicado no momento do pagamento, que é suportado pelo Governo espanhol. Quando começou a guerra na Ucrânia, em fevereiro, o preço médio da gasolina em Espanha estava em 1,60 euros por litro e na véspera de começar a ser aplicado o desconto dos 20 cêntimos, a 1 de abril, estava em 1,82 euros, segundo dados oficiais citados em meios de comunicação espanhóis. Este desconto vai manter-se em vigor até ao final de 2022.

Leia a notícia completa no El País (acesso livre, conteúdo em espanhol)

Business Insider

Trump diz que buscas decorreram “sem aviso prévio” e incluíram armários de Melania

Donald Trump voltou a criticar as buscas feitas pelo FBI à sua mansão, referindo que estas decorreram “sem aviso prévio” e serviram também para inspecionar os armários da antiga primeira-dama Melania. O ex-presidente norte-americano garantiu, numa publicação através da sua rede social, Truth Social, que os seus advogados e representantes estavam em “total cooperação” e que tinha sido estabelecido um relacionamento “muito bom” antes das buscas. “O Governo poderia ter o que queria, se o tivéssemos”, atirou o magnata republicano, que criticou a atuação dos agentes por também revistarem os armários da sua mulher, vasculhando as roupas e itens pessoais. Segundo o Washington Post, o FBI procurava documentos relacionados com armas nucleares. A publicação de Trump surgiu depois de o líder do Departamento de Justiça, Merrick Garland, ter dado uma conferência de imprensa para confirmar que autorizou as buscas à mansão de Trump e que pediu a um tribunal da Florida para que tornasse público quer o mandato, quer o inventário do FBI.

Leia a notícia completa na Business Insider (acesso livre, conteúdo em inglês)

The New York Times

EUA aliviam medidas de prevenção contra a pandemia

Os Estados Unidos vão aliviar as medidas de prevenção contra a Covid-19. O Centro de Controlo e Prevenção de Doenças norte-americano anunciou que o vírus representa hoje um risco menor de doença grave, hospitalização e morte comparativamente ao início da pandemia. Assim, a testagem em escolas já não é recomendada, mas mantém-se em estabelecimentos como lares de idosos e prisões. De acordo com as novas regras, as pessoas que não estão vacinadas contra o SARS-CoV-2 e que entrem em contacto com casos positivos não precisam de fazer isolamento. É apenas recomendado o uso de máscara durante dez dias e testagem ao quinto dia. Já quem testar positivo deverá permanecer em casa, isolado, pelo menos durante cinco dias.

Leia a notícia completa no The New York Times (acesso livre, conteúdo em inglês)

CNBC

Johnson & Johnson suspende venda de pó de talco para bebés em todo o mundo em 2023

A Johnson & Johnson vai suspender em 2023 a venda do pó de talco para bebés em todo o mundo, após milhares de reclamações sobre a segurança do produto, suspenso já há dois anos nos EUA e Canadá. A farmacêutica norte-americana tomou a “decisão comercial” de substituir o talco por amido de milho neste produto infantil, depois de ser alvo de cerca de 38.000 ações judiciais. As queixas vinculam a utilização a longo prazo do pó de talco ao desenvolvimento de cancro, embora a farmacêutica continue a negar que o produto seja a causa. No final de 2018, surgiram informações a indicar que a Johnson & Johnson sabia há décadas que o seu pó de talco continha asbesto, um mineral com composição e características semelhantes às do amianto e com efeitos nocivos para a saúde.

Leia a notícia completa na CNBC (acesso livre, conteúdo em inglês)

Bloomberg

Presidente sul-coreano concede perdão a líder da Samsung condenado por corrupção

O novo Presidente sul-coreano, Yoon Suk-yeol, concedeu um perdão presidencial ao bilionário Lee Jae-yong, o líder de facto da Samsung, a maior fabricante mundial de telemóveis, que tinha sido condenado por corrupção. Lee, condenado em janeiro a dois anos e meio de prisão por crimes de suborno e peculato, será “reintegrado” para “ajudar a superar a crise económica da Coreia do Sul”, disse o ministro da Justiça, Han Dong-hoon. O empresário de 54 anos, a 278.ª pessoa mais rica do mundo, segundo a revista Forbes, saiu em liberdade condicional em agosto de 2021, depois de cumprir 18 meses de prisão, 60% da sentença original. O perdão presidencial anunciado permitirá que Lee volte a trabalhar plenamente, levantando uma proibição imposta pelo tribunal por um período de cinco anos após a condenação por corrupção.

Leia a notícia completa na Bloomberg (acesso livre, conteúdo em inglês)

Assine o ECO Premium

No momento em que a informação é mais importante do que nunca, apoie o jornalismo independente e rigoroso.

De que forma? Assine o ECO Premium e tenha acesso a notícias exclusivas, à opinião que conta, às reportagens e especiais que mostram o outro lado da história.

Esta assinatura é uma forma de apoiar o ECO e os seus jornalistas. A nossa contrapartida é o jornalismo independente, rigoroso e credível.

Comentários ({{ total }})

Nas notícias lá fora: combustíveis, Trump e Covid-19

Respostas a {{ screenParentAuthor }} ({{ totalReplies }})

{{ noCommentsLabel }}

Ainda ninguém comentou este artigo.

Promova a discussão dando a sua opinião