Governo húngaro vai comprar 49% da subsidiária da Vodafone no país

  • Lusa
  • 22 Agosto 2022

A operação total para a aquisição pelo Governo de Orbán de 49% da Vodafone Hungria, a segunda maior empresa de telecomunicações do país, está avaliada em 1.750 milhões de euros.

O Governo húngaro anunciou esta segunda-feira que vai comprar 49% da subsidiária do grupo Vodafone no país, a segunda maior do setor, enquanto a privada 4iG ficará com 51%, numa operação total avaliada em 1.750 milhões de euros.

“O Governo colabora para que a Vodafone Hungria passe a ser propriedade húngara”, afirmou o Ministério do Desenvolvimento Económico em comunicado, em que salienta o objetivo de que os setores estratégicos estejam em mãos húngaras. O portal económico Napi.hu, citado pela agência noticiosa espanhola Efe, indica que a empresa privada 4iG valorizou a operação em cerca 1.750 milhões de euros.

O Governo participa na aquisição através da empresa estatal Corvinus, que irá adquirir 49% da operadora de telecomunicações Vodafone Hungria, enquanto a 4iG ficará com os restantes 51%, adianta a empresa em comunicado, no qual salienta que já foi firmado “um acordo não vinculativo” com a Vodafone Europe BV.

A Vodafone é a segunda empresa de telecomunicações da Hungria, com 3,8 milhões de clientes dos 9,7 milhões de habitantes do país, apenas atrás da Telekom, que tem 5,3 milhões de clientes.

O resultado antes de impostos, juros, depreciações e amortizações (EBITDA) no período 2020-2021 da Vodafone Hungria foi de 228 milhões de euros e a sua faturação ascendeu a 682 milhões de euros, enquanto o número de trabalhadores da operadora ultrapassa os 3.000.

A 4IG, considerada pelo diário digital independente Hvg como a “super holding informática e tecnológica” dos círculos próximos do Fidesz, partido do primeiro-ministro, Viktor Orbán, fechou 2021 com um EBITDA de 27 milhões de euros.

Assine o ECO Premium

No momento em que a informação é mais importante do que nunca, apoie o jornalismo independente e rigoroso.

De que forma? Assine o ECO Premium e tenha acesso a notícias exclusivas, à opinião que conta, às reportagens e especiais que mostram o outro lado da história.

Esta assinatura é uma forma de apoiar o ECO e os seus jornalistas. A nossa contrapartida é o jornalismo independente, rigoroso e credível.

Comentários ({{ total }})

Governo húngaro vai comprar 49% da subsidiária da Vodafone no país

Respostas a {{ screenParentAuthor }} ({{ totalReplies }})

{{ noCommentsLabel }}

Ainda ninguém comentou este artigo.

Promova a discussão dando a sua opinião