Presidente demissionária do IEFP vai continuar em funções até nova escolha

  • ECO
  • 23 Agosto 2022

Adelaide Franco apresentou demissão e o Governo aceitou, mas vai manter-se em funções até ser nomeada uma nova liderança para o instituto do emprego.

A presidente do Instituto do Emprego e Formação Profissional (IEFP) apresentou a demissão na passada quinta-feira, depois da polémica com o subsídio de desemprego, mas vai manter-se em funções até ser nomeada uma nova liderança para aquela instituição, revela uma nota do secretário de Estado do Trabalho, citada pelo Jornal de Negócios (acesso pago).

No documento enviado aos parceiros sociais com assento no Conselho de Administração do IEFP, lê-se que Adelaide Franco vai manter-se como presidente do IEFP “até que esteja finalizado o processo de nomeação do presidente do Conselho Diretivo do IEFP”. O secretário de Estado expressa ainda o reconhecimento “pela dedicação, profissionalismo, sentido de missão e de compromisso com o serviço público, que a Dra. Adelaide Franco sempre revelou durante o exercício das suas funções”.

Adelaide Franco foi escolhida em maio para ser presidente do IEFP em regime de substituição. Contudo, foi revelado que recebeu um subsídio de desemprego após ter cessado o contrato com a empresa que fundou (Mindsetplus) — e na qual viria a ser reintegrada –, enquanto, em simultâneo, manteve atividades “pontuais” e “não remuneradas” ao serviço da empresa. Na semana passada, o IEFP concluiu que houve irregularidade na atribuição do subsídio, o que desencadeou o pedido de demissão.

Assine o ECO Premium

No momento em que a informação é mais importante do que nunca, apoie o jornalismo independente e rigoroso.

De que forma? Assine o ECO Premium e tenha acesso a notícias exclusivas, à opinião que conta, às reportagens e especiais que mostram o outro lado da história.

Esta assinatura é uma forma de apoiar o ECO e os seus jornalistas. A nossa contrapartida é o jornalismo independente, rigoroso e credível.

Comentários ({{ total }})

Presidente demissionária do IEFP vai continuar em funções até nova escolha

Respostas a {{ screenParentAuthor }} ({{ totalReplies }})

{{ noCommentsLabel }}

Ainda ninguém comentou este artigo.

Promova a discussão dando a sua opinião