Lisboa entre os finalistas dos prémios C40 Cities no combate à crise climática

Lisboa consta da lista dos 20 finalistas dos prémios C40 Cities que reconhecem a liderança na ação climática urbana, numa aposta para um "futuro mais ecológico".

“Estou muito satisfeito pelo nosso trabalho inovador na ação climática estar a ser reconhecido pela C40 e pela Bloomberg Philanthropies. Estamos fortemente empenhados em melhorar a eficiência no uso de água em Lisboa, fundamental num contexto de seca e de escassez deste recurso.” É desta forma que o presidente da Câmara Municipal de Lisboa, Carlos Moedas, reage ao anúncio de que a cidade consta da lista dos 20 finalistas dos prémios C40 Cities Bloomberg Philanthropies Awards de 2022, na categoria “Unidos na construção da resiliência climática”.

O social-democrata Carlos Moedas adiantou que a autarquia está “a trabalhar com os lisboetas para melhorar a capacidade de adaptação da cidade a um clima em mudança, cumprir os objetivos climáticos e assegurar uma transição energética mais justa e universal”. O edil considera, por isso, que esta nomeação “é um testemunho do compromisso de Lisboa no combate à crise climática. Lisboa orgulha-se de fazer parte deste grupo de cidades dinâmicas que ilustram o que é a liderança na construção de um futuro inovador, resiliente e inclusivo”.

Esta nomeação é, assim, o reconhecimento do trabalho no projeto “Parques e Jardins de Lisboa: o mesmo verde, a água é outra. Rega sustentável com água+”. Segundo o município lisboeta, “estes prémios distinguem os projetos mais ambiciosos e impactantes, liderados por presidentes de câmaras de todo o mundo na ação perante a crise climática”. Os galardões dividem-se em cinco categorias integradas no tema deste ano, United in Action, ou Unidos para a Ação.

Estamos fortemente empenhados em melhorar a eficiência no uso de água em Lisboa, fundamental num contexto de seca e de escassez deste recurso.

Carlos Moedas

Presidente da Câmara Municipal de Lisboa

Os vencedores dos prémios C40 Cities Bloomberg Philanthropies Awards de 2022 serão anunciados em outubro, durante a cimeira C40 World Mayors Summit, em Buenos Aires.

Em comunicado do município, Mark Watts, diretor executivo da C40 prémios C40 Cities, afirma que os “Bloomberg Philanthropies Awards homenageiam um conjunto diversificado de ações locais que estão a causar um forte impacto no mundo à nossa volta”. Por isso, reitera, “os finalistas deste ano estão a ajudar a promover ações climáticas inclusivas que beneficiam todos os residentes de cidades de forma equitativa”.

Segundo Mark Watts, seis dos projetos selecionados estão sedeados na América Latina, “realçando a extraordinária liderança climática da região, que será ainda mais visível no final deste ano, na cimeira C40 World Mayors Summit”.

Assine o ECO Premium

No momento em que a informação é mais importante do que nunca, apoie o jornalismo independente e rigoroso.

De que forma? Assine o ECO Premium e tenha acesso a notícias exclusivas, à opinião que conta, às reportagens e especiais que mostram o outro lado da história.

Esta assinatura é uma forma de apoiar o ECO e os seus jornalistas. A nossa contrapartida é o jornalismo independente, rigoroso e credível.

Comentários ({{ total }})

Lisboa entre os finalistas dos prémios C40 Cities no combate à crise climática

Respostas a {{ screenParentAuthor }} ({{ totalReplies }})

{{ noCommentsLabel }}

Ainda ninguém comentou este artigo.

Promova a discussão dando a sua opinião