Avaliação bancária das casas sobe há 11 meses e atinge novo recorde

Valor das casas atribuído pelos bancos nos pedidos de crédito para compra de habitação subiu pelo 11.º mês seguido em julho, atingindo novo recorde nos 1.417 euros por metro quadrado.

O valor das casas calculado pelos bancos na hora de conceder empréstimos para a aquisição de habitação está a subir ininterruptamente há 11 meses, tendo aumentado dez euros em julho para 1.417 euros por metro quadrado, o registo mais elevado desde janeiro de 2011, quando começa a série do Instituto Nacional de Estatística (INE).

O valor médio da avaliação bancária tem como base inquéritos aos bancos no âmbito da concessão de crédito à habitação às famílias.

É preciso recuar ao início da pandemia, em março de 2020, para observar a última descida na avaliação bancárias das casas, sendo que em agosto do ano passado registou uma variação nula. Desde então tem vindo sempre a subir, num sinal de forte confiança das instituições financeiras nos empréstimos para a compra de habitação, apesar do novo contexto de turbulência de alta inflação, guerra na Ucrânia, aperto dos juros do Banco Central Europeu (BCE) e ameaça de uma recessão.

Com estes valores, uma casa com 100 metros quadrados estará avaliada pelos bancos em 141.700 euros em termos médios nacionais (e por referência), importando salientar que há diferenças de valores de região para região e por tipologia de habitação.

O valor atribuído pelos bancos tem acompanhado a trajetória de valorização das casas nas transações nos últimos anos — geralmente, a avaliação dos bancos é feita acima do preço a que as habitações são efetivamente vendidas. A subida dos custos das matérias-primas, nomeadamente para construção e obras nas casas, também poderá ajudar a explicar esta evolução.

O INE adianta que houve uma descida de 6% no número de avaliações bancárias consideradas, que ascenderam a cerca de 29 mil no mês passado.

Avaliação bancária das casas não para de subir

Fonte: INE

Açores lideram subidas, Lisboa e Algarve com casas mais caras

Todas as regiões registaram subidas na avaliação bancária média dos bancos, com a Região Autónoma dos Açores a ter o aumento mais expressivo em relação ao mês anterior, com uma subida de 20 euros para 1.050 euros por metro quadrado.

A Área Metropolitana de Lisboa e o Algarve são as regiões com as avaliações mais altas, tendo subido 13 euros para 1.883 euros/metro quadrado e 13 euros para 1.908 euros/metro quadrado, respetivamente.

Na Madeira a subida foi de 11 euros para 1.371 euros metro quadrado, enquanto Norte (+4 euros para 1.204 euros), Centro (+3 euros para 987 euros) e Alentejo (+2 euros para 956 euros) tiveram os aumentos mais moderados.

Por tipologia de habitação, a avaliação média bancária das moradias no país subiu 7 euros para 1.129 euros por metro quadrado, e os apartamentos aumentaram 12 euros para 1.575 euros por metro quadrado.

(Notícia atualizada às 11h27)

Assine o ECO Premium

No momento em que a informação é mais importante do que nunca, apoie o jornalismo independente e rigoroso.

De que forma? Assine o ECO Premium e tenha acesso a notícias exclusivas, à opinião que conta, às reportagens e especiais que mostram o outro lado da história.

Esta assinatura é uma forma de apoiar o ECO e os seus jornalistas. A nossa contrapartida é o jornalismo independente, rigoroso e credível.

Comentários ({{ total }})

Avaliação bancária das casas sobe há 11 meses e atinge novo recorde

Respostas a {{ screenParentAuthor }} ({{ totalReplies }})

{{ noCommentsLabel }}

Ainda ninguém comentou este artigo.

Promova a discussão dando a sua opinião