Costa descarta imposto sobre lucros extra das empresas

  • ECO
  • 2 Setembro 2022

O Governo terá decidido não avançar com um imposto sobre os lucros extraordinários das empresas. Aposta passará por dialogar e negociar reinvestimentos ou outras obrigações sociais.

O Governo terá decidido não avançar com um imposto especial sobre os lucros extraordinários das empresas, a chamada windfall tax, avança o Público (acesso pago). A medida poderia incidir em setores como a energia e a banca.

A medida está a ser utilizada em alguns países europeus, chegou a ser defendida por alguns setores do PS, incluindo Carlos César, Ana Gomes e Pedro Delgado Alves, bem como pelo ministro da Economia, António Costa Silva, que depois recuou. No entanto, é descartada pelo primeiro-ministro. “Há empresas cuja atividade tem vindo a beneficiar anormalmente pelo facto do aumento dos preços”, admitiu, recentemente, o Chefe de Governo, em reação a declarações de Carlos César, sublinhando, no entanto, que, “para algumas delas, é preciso ter em conta” que já existem “taxas e sobretaxas”.

Neste contexto, a aposta do Governo passará por dialogar com as empresas e negociar reinvestimentos ou outras obrigações sociais. Assim, de acordo com o Público, o Executivo tenciona avançar com uma solução que evite o aumento da carga fiscal sobre as empresas, mesmo para as que têm lucros extraordinários, aguardando pelas decisões europeias. Segundo a Bloomberg, o bloco europeu está a considerar várias medidas de emergência para intervir no mercado da eletricidade, entre as quais a aplicação de um teto sobre os preços e a criação de um imposto sobre os lucros extraordinários.

Assine o ECO Premium

No momento em que a informação é mais importante do que nunca, apoie o jornalismo independente e rigoroso.

De que forma? Assine o ECO Premium e tenha acesso a notícias exclusivas, à opinião que conta, às reportagens e especiais que mostram o outro lado da história.

Esta assinatura é uma forma de apoiar o ECO e os seus jornalistas. A nossa contrapartida é o jornalismo independente, rigoroso e credível.

Comentários ({{ total }})

Costa descarta imposto sobre lucros extra das empresas

Respostas a {{ screenParentAuthor }} ({{ totalReplies }})

{{ noCommentsLabel }}

Ainda ninguém comentou este artigo.

Promova a discussão dando a sua opinião