Imposto espanhol aos lucros extraordinários deve abranger Galp

  • Capital Verde
  • 14 Julho 2022

Além da Endesa, Iberdrola, Naturgy, Repsol e Cepsa, o Executivo espanhol está a analisar as contas de Galp, BP, Acciona, Axpo, Fenie, Fortia, Meroil, Disa e Saras, entre outros.

O imposto espanhol sobre os lucros extraordinários da banca e do setor da energia deverá visar 16 energéticas, entre elas, a Galp.

De acordo com uma notícia avançada esta quinta-feira pelo espanhol Expansion, a petrolífera portuguesa surge entre as 15 empresas que poderão ser visadas por este imposto que pretende arrecadar até sete mil milhões de euros para financiar medidas de combate à inflação, como passes gratuitos para os comboios.

Além da Endesa, Iberdrola, Naturgy, Repsol e Cepsa, o Executivo espanhol está a analisar as contas de Galp, BP, Acciona, Axpo, Fenie, Fortia, Meroil, Disa e Saras, entre outros, de acordo com o referido jornal.

A medida vai incidir sobre os lucros extraordinários de 2022 e de 2023 das “grandes entidades financeiras” e dos “grupos dominantes” do setor elétrico, do gás e do petróleo, anunciou o primeiro-ministro espanhol, Pedro Sánchez, durante o debate do Estado da Nação na passada terça-feira, 12 de julho.

Em cada um dos anos, o Estado espanhol conta obter dois mil milhões de euros junto das empresas energéticas e 1,5 mil milhões de euros sobre bancos e empresas financeiras, “que já estão a beneficiar da subida das taxas de juro”.

Sobre a aplicação desta medida em Portugal, o ministério da Economia afirmou, em declarações ao Eco/Capital Verde, que uma medida neste âmbito não está, para já, a ser equacionada.

Assine o ECO Premium

No momento em que a informação é mais importante do que nunca, apoie o jornalismo independente e rigoroso.

De que forma? Assine o ECO Premium e tenha acesso a notícias exclusivas, à opinião que conta, às reportagens e especiais que mostram o outro lado da história.

Esta assinatura é uma forma de apoiar o ECO e os seus jornalistas. A nossa contrapartida é o jornalismo independente, rigoroso e credível.

Comentários ({{ total }})

Imposto espanhol aos lucros extraordinários deve abranger Galp

Respostas a {{ screenParentAuthor }} ({{ totalReplies }})

{{ noCommentsLabel }}

Ainda ninguém comentou este artigo.

Promova a discussão dando a sua opinião