Europa estuda teto nos preços e imposto sobre lucros extraordinários das energéticas
Teto sobre os preços e imposto sobre os lucros extraordinários das energéticas estarão entre as soluções em consideração na UE, numa altura em que a Comissão prepara uma intervenção de emergência.
O bloco europeu está a considerar várias medidas de emergência para intervir no mercado da eletricidade, entre as quais a aplicação de um teto sobre os preços, formas de reduzir a procura e um imposto sobre os lucros extraordinários das empresas do setor da energia, avança a Bloomberg.
A decisão de intervir no mercado grossista da eletricidade acontece depois de se terem registado sucessivos aumentos nos preços do gás natural, combustível utilizado para produzir parte da eletricidade que é vendida nos mercados grossistas — e, em última linha, distribuída às famílias e empresas.
“Há um trabalho a ser feito no âmbito das medidas de emergência sobre os preços da eletricidade. Poderá haver também alguma proposta para a redução da procura por eletricidade”, cita esta quinta-feira a Reuters as declarações de Mechthild Wörsdörfer, vice-diretor-geral do departamento de energia da Comissão Europeia, à margem de uma reunião do comité de energia do Parlamento Europeu.
As sucessivas interrupções e reduções no fornecimento de gás natural russo têm aumentado os riscos de um inverno difícil, numa União Europeia que já está a reduzir o consumo de gás em 15% de forma a garantir reservas suficientes para os próximos meses. A presidente do Parlamento Europeu, Roberta Metsola, já veio a assinalar, no entanto, que mesmo com os stocks preenchidos a 80%, a preparação para o próximo inverno está “demasiado atrasada”.
Apesar do recurso a fontes alternativas de gás natural, um aumento na aposta nas energias renováveis e um reforço nos requisitos de armazenamento de gás, 13 Estados-membros já foram afetados pelo corte da Rússia no fornecimento de gás. Itália e a França foram as vítimas mais recentes de reduções no abastecimento via Nord Stream 1, o principal gasoduto que liga a Rússia à Europa.
“A situação continua muito, muito crítica e, do lado da Comissão Europeia, estamos a trabalhar a todo o gás para analisar os diferentes aspetos na segurança do fornecimento e dos custos energéticos”, cita a Bloomberg. “Existe um risco de rutura que é muito forte, e que vai ficando cada vez mais forte, já que metade dos nossos Estados-membros já são afetados total ou parcialmente pelas interrupções no fornecimento de gás”.
Assine o ECO Premium
No momento em que a informação é mais importante do que nunca, apoie o jornalismo independente e rigoroso.
De que forma? Assine o ECO Premium e tenha acesso a notícias exclusivas, à opinião que conta, às reportagens e especiais que mostram o outro lado da história.
Esta assinatura é uma forma de apoiar o ECO e os seus jornalistas. A nossa contrapartida é o jornalismo independente, rigoroso e credível.
Comentários ({{ total }})
Europa estuda teto nos preços e imposto sobre lucros extraordinários das energéticas
{{ noCommentsLabel }}