Gás natural afunda 10%. Analistas esperam mais volatilidade

Preços de referência do combustível na Europa aliviam 10% esta terça-feira, depois de escalarem na sessão anterior com o anúncio de suspensão do gasoduto Nord Stream 1 pela Rússia.

Os preços do gás natural na Europa para entrega em outubro (TTF) afundavam quase 10% na manhã desta terça-feira, para 223,055 euros por MWh (megawatt-hora), de acordo com dados da plataforma Barchart. A queda elimina parte da subida de quase 15% registada na segunda-feira.

No fim de semana, a estatal russa Gazprom anunciou que, ao contrário do previsto, não iria retomar o abastecimento de gás à Europa via gasoduto Nord Stream 1 (NS1), que liga a Rússia à Alemanha através do mar Báltico. Na segunda-feira, a Rússia vinculou o reestabelecimento do fluxo ao levantamento das sanções.

Os analistas acreditam que os preços do gás vão continuar voláteis nos próximos dias e “altamente sensíveis” às notícias em torno do NS1. Oficialmente, a Gazprom diz ter detetado um novo problema técnico cujas sanções dificultam ou impossibilitam a reparação.

A escalada dos preços do gás natural promete continuar a gerar caos no mercado da eletricidade, cujos preços estão ligados aos deste combustível, pressionando as famílias e empresas. Na sexta-feira, os ministros da Energia da União Europeia vão reunir-se num Conselho extraordinário para discutir medidas de reforma do mercado.

Assine o ECO Premium

No momento em que a informação é mais importante do que nunca, apoie o jornalismo independente e rigoroso.

De que forma? Assine o ECO Premium e tenha acesso a notícias exclusivas, à opinião que conta, às reportagens e especiais que mostram o outro lado da história.

Esta assinatura é uma forma de apoiar o ECO e os seus jornalistas. A nossa contrapartida é o jornalismo independente, rigoroso e credível.

Comentários ({{ total }})

Gás natural afunda 10%. Analistas esperam mais volatilidade

Respostas a {{ screenParentAuthor }} ({{ totalReplies }})

{{ noCommentsLabel }}

Ainda ninguém comentou este artigo.

Promova a discussão dando a sua opinião