Governo admite risco de Nigéria não cumprir com fornecimento de gás a Portugal

Ministro do Ambiente indica que estão a ser tomadas medidas para ser mitigado o risco de interrupção no fornecimento de gás, nomeadamente a partir da Nigéria, mas este continua presente.

O ministro do Ambiente, Duarte Cordeiro, admite que, apesar de o Governo estar a tentar colmatar o risco no que toca ao fornecimento de gás ao país, um fornecedor chave, a Nigéria, poderá não entregar as quantidades de gás previstas, o que pode significar alterações do preço desta matéria-prima.

De hoje para amanhã qualquer um [país] pode ter um problema” no fornecimento de gás, indicou Duarte Cordeiro, numa conferência organizada pela PwC e a CNN Portugal. “Queremos acreditar nos nossos fornecedores” mas “o Governo nigeriano coloca-nos a questão de dizer que vamos cumprir os contratos mas existe o risco de não cumprir“, admitiu, ao mesmo tempo que recorda que no passado já se verificou que este fornecedor não entregou a totalidade do gás contratualizado.

A consequência, caso o risco de interrupção no fornecimento se concretize, é que Portugal passa a obter gás a um preço mais alto, e isso alterará os preços de mercado, explicou Duarte Cordeiro.

De acordo com o ministro, o Governo tem procurado mitigar este risco no fornecimento com a diversificação dos fornecedores. No entanto, o mesmo afirma que Portugal gostaria que a Comissão Europeia atuasse com a implementação de plataformas de compras conjuntas e com a definição de preços de importação. “Tudo isso ajudava”, defende.

 

Assine o ECO Premium

No momento em que a informação é mais importante do que nunca, apoie o jornalismo independente e rigoroso.

De que forma? Assine o ECO Premium e tenha acesso a notícias exclusivas, à opinião que conta, às reportagens e especiais que mostram o outro lado da história.

Esta assinatura é uma forma de apoiar o ECO e os seus jornalistas. A nossa contrapartida é o jornalismo independente, rigoroso e credível.

Comentários ({{ total }})

Governo admite risco de Nigéria não cumprir com fornecimento de gás a Portugal

Respostas a {{ screenParentAuthor }} ({{ totalReplies }})

{{ noCommentsLabel }}

Ainda ninguém comentou este artigo.

Promova a discussão dando a sua opinião