Costa responde a Marcelo e diz que cenário macro só no dia do OE

Após os apelos do Presidente da República, António Costa remeteu a divulgação das previsões do cenário macroeconómico do próximo ano para a proposta de OE2023, que será conhecida a 10 de outubro. 

Depois de o Presidente da República ter voltado a pedir ao Governo que divulgue as previsões do cenário macroeconómico para 2023, o primeiro-ministro admitem que “todos temos preocupações sobre o próximo ano”, mas atira a divulgação destas previsões para a proposta de Orçamento de Estado para 2023 (OE2023), que será conhecida a 10 de outubro.

Falo todas as semanas com o senhor Presidente da República, mantendo-o naturalmente informado. O senhor Presidente conhece os calendários”, afirmou António Costa, em declarações transmitidas pela RTP3, quando questionado pelos jornalistas sobre os pedidos de Marcelo Rebelo de Sousa e acrescentando que “o Governo como lhe compete apresentará o OE” a 10 de outubro e que a proposta “conterá como é obvio o cenário macro económico para o próximo ano”.

O Presidente da República tem insistido que o Governo deve divulgar o cenário macroeconómico para o próximo ano, numa altura em que faltam três semanas para a entrega da proposta do Orçamento do Estado (OE). O apelo foi feito esta quarta-feira de novo, depois de, no fim de semana, também ter alertado para esta necessidade de conhecer as previsões de base. “Já se sabe que é muito difícil, mas é importante haver uma previsão de base”, disse.

O primeiro-ministro referiu ainda que “todos temos preocupações sobre o próximo ano, o dia de amanhã e todos os outros anos” e destacou as previsões da Comissão Europeia para este ano, referindo que “Portugal é o país que mais cresce em toda a UE”, pelo que o Executivo está a “analisar quais são as perspetivas para o próximo ano“, tendo em conta o impacto da guerra, nomeadamente o impacto nas principais economias europeias (como é o caso da Alemanha), bem como o que “acontece noutros mercados” dado as relações comerciais das empresas portuguesas.

Questionado sobre a carta enviada pelo Presidente do PSD sobre a localização do novo aeroporto de Lisboa, António Costa remeteu apenas a resposta para o comunicado enviado pelo seu gabinete, que dá conta de que está agendada uma reunião com a delegação do PSD sobre o assunto para a próxima sexta-feira. O encontro contará com a presença do ministro das Infraestruturas, Pedro Nuno Santos, e está previsto para as 17h, na Residência Oficial do Primeiro-Ministro, em Lisboa.

(Notícia atualizada pela última vez às 19h04)

Assine o ECO Premium

No momento em que a informação é mais importante do que nunca, apoie o jornalismo independente e rigoroso.

De que forma? Assine o ECO Premium e tenha acesso a notícias exclusivas, à opinião que conta, às reportagens e especiais que mostram o outro lado da história.

Esta assinatura é uma forma de apoiar o ECO e os seus jornalistas. A nossa contrapartida é o jornalismo independente, rigoroso e credível.

Comentários ({{ total }})

Costa responde a Marcelo e diz que cenário macro só no dia do OE

Respostas a {{ screenParentAuthor }} ({{ totalReplies }})

{{ noCommentsLabel }}

Ainda ninguém comentou este artigo.

Promova a discussão dando a sua opinião