Dispensa do pagamento por conta este mês teria “efeitos imediatos” na tesouraria das empresas

  • ECO
  • 21 Setembro 2022

Paula Franco considera que medidas anunciadas pelo Governo para as empresas são insuficientes e pede a dispensa do pagamento por conta este mês para aliviar a pressão na tesouraria.

A bastonária da Ordem dos Contabilistas Certificados considera que o pacote de medidas do Governo para combater a inflação ficou “muito aquém da confiança de que se precisava”. A título de exemplo, Paula Franco apontou que uma medida “com efeitos imediatos” na tesouraria das empresas seria a dispensa do pagamento por conta este mês, já que “muitas no final do ano irão obter um lucro menor ou até mesmo prejuízo”.

Em entrevista ao Diário de Notícias (acesso livre), Paula Franco disse que as medidas anunciadas para as empresas “não são suficientes para fazer face ao contexto atual e urgente” e alertou para o recurso à linha de crédito de 600 milhões de euros. “O endividamento não é boa solução para fazer face a gastos correntes ou situações anormais. Por isso, as empresas deverão ter muita cautela na hora de decidir pelo recurso a este tipo de “apoios”, sob pena de ficarem ainda mais endividadas”, afirmou.

Face às dificuldades de tesouraria que muitas empresas já registam, a bastonária lembrou que até final deste mês vão ter de pagar a segunda prestação do pagamento por conta. Nesse sentido, e “atendendo a que, face ao contexto atual, é expectável que muitas no final do ano irão obter um lucro menor ou até mesmo prejuízo, uma medida com efeitos imediatos na tesouraria das empresas poderia passar pela dispensa do pagamento por conta”, sublinhou.

Assine o ECO Premium

No momento em que a informação é mais importante do que nunca, apoie o jornalismo independente e rigoroso.

De que forma? Assine o ECO Premium e tenha acesso a notícias exclusivas, à opinião que conta, às reportagens e especiais que mostram o outro lado da história.

Esta assinatura é uma forma de apoiar o ECO e os seus jornalistas. A nossa contrapartida é o jornalismo independente, rigoroso e credível.

Comentários ({{ total }})

Dispensa do pagamento por conta este mês teria “efeitos imediatos” na tesouraria das empresas

Respostas a {{ screenParentAuthor }} ({{ totalReplies }})

{{ noCommentsLabel }}

Ainda ninguém comentou este artigo.

Promova a discussão dando a sua opinião