Bolsas invertem para ganhos à boleia do setor energético

Depois de um arranque negativo, as bolsas europeias já inverteram para ganhos. Lisboa acompanha tendência. Setor energético está em forte alta, com Galp e EDP Renováveis a subirem mais de 2%.

Depois de um arranque de sessão em baixa, com os investidores a reagirem a quente ao discurso de Vladimir Putin, as bolsas europeias marcam agora um ritmo menos tenso e alguns casos já se vislumbram ganhos, à boleia do setor energético. É esse o caso da praça portuguesa.

O PSI avança 0,71% para 5.813,53 pontos, depois de sete sessões em baixa. A Galp ganha 2,52% para 10,14 euros, num dia em que os preços do petróleo voltam a recuperar: o barril de Brent valoriza cerca de 2%.

Galp em alta

Todo o setor energético vai na mesma onda: a Greenvolt ganha 2,27% para 9.02 euros, a EDP Renováveis sobe 2,18% para 23,95 euros e a EDP avança 0,75%.

Neste momento, nove das 15 cotadas do índice nacional estão em alta. A travar uma maior subida da bolsa lisboeta está o BCP: as ações do banco recuam 1,10% para 0,1437 euros.

Lá por fora, o índice de referência europeu Stoxx 600 soma 0,36% para 404,88 pontos com o setor da energia e das utilities em alta. O arranque do dia foi negativo depois de de Vladimir Putin ter anunciado uma mobilização militar parcial face ao conflito que desencadeou há meses na Ucrânia.

Entretanto, algumas praças já inverteram: embora Frankfurt e Paris ainda registem perdas, ainda que ligeiras, Madrid e Milão apresentam ganhos de 0,13% e 9,78%, respetivamente.

Além da situação na Ucrânia, os investidores vão estar atentos à decisão de política monetária da Reserva Federal norte-americana. Ao final da tarde deverá anunciar uma subida de 0,75 pontos base (há quem preveja uma subida de 100 pontos base) nas taxas de juro para controlar a inflação e anunciará novas projeções económicas.

(Notícia atualizada às 10h12 com novas cotações)

Assine o ECO Premium

No momento em que a informação é mais importante do que nunca, apoie o jornalismo independente e rigoroso.

De que forma? Assine o ECO Premium e tenha acesso a notícias exclusivas, à opinião que conta, às reportagens e especiais que mostram o outro lado da história.

Esta assinatura é uma forma de apoiar o ECO e os seus jornalistas. A nossa contrapartida é o jornalismo independente, rigoroso e credível.

Comentários ({{ total }})

Bolsas invertem para ganhos à boleia do setor energético

Respostas a {{ screenParentAuthor }} ({{ totalReplies }})

{{ noCommentsLabel }}

Ainda ninguém comentou este artigo.

Promova a discussão dando a sua opinião