Wall Street abre com sentimento misto após aumento dos juros

Índices norte-americanos negoceiam mistos depois da decisão da véspera da Fed e das perspetivas de aumentos das taxas de juro para os próximos meses.

Wall Street está com tendência mista na abertura da sessão desta quinta-feira. Os investidores ainda estão a reagir ao anúncio da Fed, que decretou na quarta-feira uma nova subida das taxas de juro de 75 pontos base, aumentando os receios de uma recessão económica nos EUA.

O tecnológico Nasdaq estava com o pior desempenho, ao cair 0,47% (11.167,384 pontos); o S&P 500 perdia 0,20% (3.782,36 pontos). Em terreno positivo seguia o industrial Dow Jones, a crescer 0,07%, para 30.204,52 pontos.

Antes do início da sessão, soube-se que na semana passada foram registados 213 mil pedidos de subsídio de desemprego no país, mais 5 mil do que na semana anterior, segundo dados do Departamento de Trabalho. Ainda assim, os analistas esperavam um aumento de 10 mil pedidos, o que é sinal de resistência da economia aos sinais dados pela Reserva Federal.

Na quarta-feira, a Fed confirmou a subida das taxas de juro em 75 pontos pela terceira vez consecutiva – para o intervalo dos 3,00-3,25%. O mercado já esperava este cenário e tinha descontado o efeito nas sessões anteriores.

No entanto, o comité de política monetária da Fed apresentou novas projeções para as taxas de juros: 4,40% até ao final de 2022 e de 4,60% para 2023. Em junho, projetava-se uma subida dos juros para 3,4% até ao final deste ano e de 3,8% para 2023.

Também foram afastadas quaisquer descidas nas taxas de juro até 2024, o que para os investidores foi interpretado como um prolongamento das políticas restritivas por mais tempo do que inicialmente previsto.

“Neste momento há muitos riscos, mas a Fed decidiu seguir o caminho de Volcker, isto é, manter o rumo e tentar cortar o mal pela raiz”, comentou Eric Schiffer, responsável da Patriarch Organization, citado pela Reuters. No início da década de 1980 o então presidente da Fed, Paul Volcker, recorreu a fortes subidas da taxa de juro para travar a inflação, que então se situava nos dois dígitos.

Assine o ECO Premium

No momento em que a informação é mais importante do que nunca, apoie o jornalismo independente e rigoroso.

De que forma? Assine o ECO Premium e tenha acesso a notícias exclusivas, à opinião que conta, às reportagens e especiais que mostram o outro lado da história.

Esta assinatura é uma forma de apoiar o ECO e os seus jornalistas. A nossa contrapartida é o jornalismo independente, rigoroso e credível.

Comentários ({{ total }})

Wall Street abre com sentimento misto após aumento dos juros

Respostas a {{ screenParentAuthor }} ({{ totalReplies }})

{{ noCommentsLabel }}

Ainda ninguém comentou este artigo.

Promova a discussão dando a sua opinião