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Portuense Smartwatt tem um olho na exportação e outro no hidrogénio

  • Joana Abrantes Gomes
  • 24 Setembro 2022

Empresa do Porto conta no portefólio com centenas de planos de eficiência energética, gestão de energia e produção renovável. Atento ao hidrogénio, Jorge Araújo quer abrir escritório no Leste europeu.

“Smart”, que significa inteligente, e “watt”, de potência, são as duas palavras na origem da Smartwatt, empresa portuguesa especializada em serviços de energia, sobretudo nas áreas da eficiência energética e energia renovável. Com uma carteira de clientes que inclui a REN, EDP, Endesa e Iberdrola, assim como as industriais Bosch ou TMG, diz já ter evitado mais de 120 mil toneladas de emissões de CO2 e produzida energia renovável suficiente para 31.250 habitações por ano. Agora, quer apostar na internacionalização e tem o hidrogénio debaixo de olho.

Com foco em clientes empresariais, a Smartwatt assinala ter em Portugal os maiores clientes que poderia ter, nas palavras de Jorge Araújo. REN, E-REDES, EDP, Endesa e Iberdrola no setor da energia; Bosch no setor automóvel; o Grupo TMG no têxtil; a Ramirez e a Poveira na indústria das conservas; a Bel e a Lactogal nos laticínios; ou a Lusiaves e a Soja de Portugal, do setor avícola.

No entanto, a empresa conta também com vários clientes no estrangeiro, principalmente no espaço europeu, como Espanha, Itália e Alemanha. Muitas vezes, as parcerias com multinacionais sediadas noutros países começam por uma das fábricas em Portugal, sendo depois “exportadas” para unidades industriais que têm noutras partes do mundo.

De acordo com o CEO da Smartwatt, tem havido maior procura pelos serviços da empresa numa fase de custos elevados de energia. “Efetivamente, em toda a tipologia de serviços tem vindo a ser cada vez maior e crescente a procura”, resume o empresário. Um crescimento que se deve também ao conjunto de incentivos no mercado, como os programas no âmbito do Plano de Recuperação e Resiliência (PRR).

Independentemente do PRR, a maior parte dos clientes atuais da Smartwatt ao nível das renováveis, por exemplo, “já percebeu que a vantagem de implementação de produção própria para consumo é absolutamente essencial”, assinala, notando que também a guerra na Ucrânia veio “mudar algumas lógicas”.

Da expansão internacional ao hidrogénio

Em 14 anos, a Smartwatt leva na bagagem mais de 150 planos de eficiência energética, 155 projetos de produção de energia renovável e 115 plataformas de gestão de energia. Daí, calcula, resultaram mais de 22 milhões de euros poupados no consumo de energia, 120 mil toneladas de CO2 – o equivalente à captação de emissões por mais de 74 mil árvores -, mais de 21 MW de potência instalada para pequena renovável e 75 GWh de energia renovável produzida. O correspondente à energia necessária para alimentar mais de 31.250 habitações por ano, segundo dados publicados pela empresa.

“Estamos a falar de investimentos que os nossos clientes têm feito que, efetivamente, trazem volumes bastante interessantes do ponto de vista de retorno do investimento que vão fazendo”, tornando-os “automaticamente mais competitivos perante os seus concorrentes”, realça Jorge Araújo. Até à data, as empresas já terão reduzido 20% dos custos anuais, o que corresponde a mais de 20 milhões de euros.

Jorge Araújo

Em 2019, a Smartwatt, através da Bonera, adquiriu uma participação na empresa de mobilidade elétrica KLC, uma área que Jorge Araújo afirma ser “estratégica” para o grupo. É “uma das maiores e mais representativas [empresas] no setor em termos de número de carregadores elétricos distribuídos por Portugal”, conta o empresário, vincando o objetivo de estar na “linha da frente” no investimento em mobilidade elétrica e apontando a mira ao setor do hidrogénio, sobre o qual disse estar “atento”.

Ainda assim, a grande aposta da Smartwatt neste momento é na internacionalização, principalmente para projetos na área da inteligência artificial. “Há aqui um investimento muito grande em força humana, em conhecimento, para levarmos para fora o que já fazemos cá dentro”, precisou o CEO da Smartwatt.

A empresa está também a abrir um escritório em Lisboa, com Jorge Araújo a admitir a possibilidade de abrir outro fora do país. “Temos já uma parceria em Itália, onde estamos também presentes, mas estamos à procura também de um local, através de terceiros, mais ligado ao Leste europeu, que reúne bastantes competências interessantes, para construir alguma parceria para podermos ter ali outro polo”, conclui.

Fundada em 2008, comprada em 2012

Fundada em janeiro de 2008 no Porto, a empresa começou por focar a atividade na área da eficiência energética, com vista a reduzir o consumo de energia dos grandes clientes industriais e de grandes edifícios, disse ao ECO Jorge Araújo, CEO da Smartwatt.

A partir de 2012, ano em que a Bongás se tornou o principal acionista — o grupo que agrega negócios que operam na cadeia energética passou, entretanto, a chamar-se Bonera –, a Smartwatt passou a dedicar-se também à incorporação de sistemas digitais. O objetivo, explicou Jorge Araújo, era “criar sistemas de gestão de energias, de monitorização, baseados em software, para acompanhar todos os investimentos feitos na eficiência energética”.

O CEO da Smartwatt aponta que os sistemas de gestão e monitorização de energia são fundamentais, sobretudo, para as empresas com consumo intensivo de energia. Ainda mais tendo em conta que este é um dos principais custos das empresas, com os preços do gás e da eletricidade cada vez mais elevados.

Em simultâneo, incorporou uma atividade que já existia no grupo Bongás, a implementação de energias renováveis, numa fase inicial ainda focada na microgeração que então existia. Só depois passou a trabalhar ao nível das grandes renováveis. “Particularmente, [havia] uma necessidade de antecipar o que é que seria a progressão ao nível da energia eólica”, detalhou.

Jorge Araújo, CEO da Smartwatt

Cerca de três anos mais tarde, a Smartwatt expande as áreas de negócio à inteligência artificial. Segundo Jorge Araújo, a empresa começou por desenvolver algoritmia preditiva e sistemas inteligentes para otimizar os ativos renováveis. “Aqui, estamos a falar dos grandes ativos renováveis, como os grandes parques eólicos, fotovoltaicos, hídricos e também ao nível de redes de energia”, detalha.

Na prática, o que acontece é que, através dos dados que existem nos sistemas de software, é retirada informação para otimizar a rentabilidade dos ativos, como, por exemplo, para conseguir com que determinado ativo produza mais tempo, ou reduza a necessidade de manutenção, bem como os consumos e os custos com a energia.

Outra vertente da empresa, “cada vez mais importante”, é a da sustentabilidade. Em particular no que diz respeito à redução de emissões e à criação de condições para que todas as indústrias façam “uma transição energética de forma cuidada”, assinalou Araújo. Aqui pesa também a maior exigência do consumidor final, que no momento da compra “começa a perceber se a empresa que está a pôr no mercado determinado produto ou serviço também está interessada em colaborar e em investir” na sustentabilidade e na redução de emissões.

O consumidor final é cada vez mais exigente ao nível daquilo que vai comprar. Começa a perceber se a empresa que está a pôr no mercado determinado produto ou serviço também está interessada em colaborar e em investir nesta lógica da sustentabilidade e reduzir emissões.

Jorge Araújo

CEO da Smartwatt

 

Jorge Araújo destaca ainda o facto de os sistemas inteligentes da Smartwatt conseguirem prever quando e onde é que há falhas nas redes de distribuição de energia. Essa previsão permite, pelo menos, indicar aos clientes a colocação de equipas para minimizar o tempo de paragem dessas linhas de distribuição de energia. “Isto também representa, no final do dia, bastantes euros de redução de penalidades associadas a essas falhas” quando acontecem, por exemplo, devido a eventos climáticos, apontou.

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