Avaliação bancária cai pela primeira vez desde março de 2020

O valor mediano a que a banca está a avaliar os imóveis para efeitos de concessão de crédito recuou pela primeira vez desde março de 2020. Fixou-se em 1.414 euros por metro quadrado.

O valor do metro quadrado avaliado pelos bancos na hora de conceder crédito à habitação recuou em agosto, depois de onze meses consecutivos a subir. De acordo com os dados divulgados pelo Instituto Nacional de Estatística (INE), o valor mediano apurado no inquérito à avaliação bancária na habitação para o total do país recuou três euros para 1.414 euros por metro quadrado.

O valor mediano de avaliação bancária foi 1.414 euros em agosto, menos 3 euros que o observado no mês precedente“, o que representa uma quebra de 0,2% face ao valor estimado em julho, quando estava em 1.417 euros por metro quadrado. Esta descida resultou “da diminuição dos preços de moradias, sendo a variação mensal dos apartamentos ligeiramente positiva”, adianta ainda o gabinete de estatísticas. Já, em termos homólogos, a taxa de variação situou-se em 15,8% (16,1% em julho).

O valor subiu consecutivamente durante onze meses após uma estabilização em setembro, mas é preciso recuar a março de 2020 para haver um recuo face ao mês anterior. Em março de 2020, a avaliação bancária fixou-se em 1.110 euros por metro quadrado, contra os 1.111 euros por metro quadrado registados em fevereiro de 2020.

Valor Mediano de Avaliação Bancária de Habitação até agosto de 2022 (valores em euros/m2)

Com o novo balanço, uma casa com 100 metros quadrados estará avaliada pelos bancos em 141.400 euros em termos médios nacionais (e por referência), importando salientar que há diferenças de valores de região para região e por tipologia de habitação.

Açores lideram subidas, Lisboa e Algarve com casas mais caras

Entre julho e agosto deste ano, a Região Autónoma dos Açores voltou a ter o aumento mais expressivo em relação ao mês anterior, com uma subida de 28 euros para 1.078 euros por metro quadrado. Já a maior descida face ao mês anterior verificou-se na região Norte, com uma quebra de quatro euros para 1.200 euros por metro quadrado.

Ao mesmo tempo, a Área Metropolitana de Lisboa e o Algarve são as regiões com as avaliações mais altas, tendo subido um euro para 1.884 euros por metro quadrado e 34 euros para 1.942 euros por metro quadrado, respetivamente.

Na Madeira a subida foi de 14 euros para 1.385 euros por metro quadrado, enquanto no Alentejo subiu sete euros para 963 euros/metro quadrado e no Centro recuou dois euros para 985 euros/metro quadrado.

Por tipologia de habitação, em agosto o valor mediano de avaliação bancária dos apartamentos fixou-se em 1.577 euros por metro quadrado, uma subida de 16,3% face a agosto de 2021. Comparativamente com o mês anterior, o valor de avaliação dos apartamentos subiu 0,1%.

Quanto às moradias, o valor mediano da avaliação bancária das moradias fixou-se nos 1.126 euros por metro quadrado em agosto uma subida de 14,1% face ao mesmo mês do ano anterior. No entanto, comparativamente com julho deste ano, o valor de avaliação das moradias recuou 0,3%, sendo que a Região Autónoma da Madeira apresentou o crescimento mais significativo (3,9%), enquanto o Alentejo apresentou a maior descida (-1,4%).

(Notícia atualizada pela última vez às 12h14)

Assine o ECO Premium

No momento em que a informação é mais importante do que nunca, apoie o jornalismo independente e rigoroso.

De que forma? Assine o ECO Premium e tenha acesso a notícias exclusivas, à opinião que conta, às reportagens e especiais que mostram o outro lado da história.

Esta assinatura é uma forma de apoiar o ECO e os seus jornalistas. A nossa contrapartida é o jornalismo independente, rigoroso e credível.

Comentários ({{ total }})

Avaliação bancária cai pela primeira vez desde março de 2020

Respostas a {{ screenParentAuthor }} ({{ totalReplies }})

{{ noCommentsLabel }}

Ainda ninguém comentou este artigo.

Promova a discussão dando a sua opinião