Rússia está preparada para voltar a enviar gás à Europa. “Bola está do lado da UE”, diz Putin

Depois de um mês sem enviar gás para a Europa, Putin admite estar preparado para retomar os fornecimento. No entanto, alerta que cabe à União Europa tomar essa decisão.

O Presidente russo, Vladimir Putin admitiu que Moscovo está preparado para retomar o fornecimento de gás à Europa, mas alertou que esta decisão está do lado do Velho Continente.

A Rússia está preparada para retomar os fornecimentos. A bola está do lado da União Europeia. Se quiserem, podem voltar a abrir a torneira“, cita o The Guardian as declarações do líder russo, proferidas esta manhã durante o um fórum de energia, na capital do país. Recorde-se que os envios de gás russo através do Nord Stream 1, o principal gasoduto que liga a Rússia à Europa, através da Alemanha, encontra-se suspensos desde de setembro depois de a estatal russa Gazprom ter alegado “falta de condições técnicas” que permitiam a sua operacionalização.

Além de ter admitido que a Rússia estava preparada para retomar os envios de gás para o bloco europeu, Vladimir Putin atribuiu as fugas nos gasodutos Nordstream 1 e 2 a “atos de terrorismo” promovidos pelos EUA. O líder russo disse que esses incidentes beneficiam os Estados Unidos, a Polónia e a Ucrânia, justificando assim as causas das explosões.

“Os beneficiários são claros (…) Porque [estes incidentes] reforçam a importância geopolítica dos sistemas de gás, nomeadamente aqueles que passam pelo território da Polónia (…) e da Ucrânia, e que a Rússia construiu por conta própria. Mas também são importantes para os Estados Unidos, que agora podem distribuir a sua energia a preços elevados”, explicou Putin, durante o fórum de energia.

Os EUA já tinham rejeitado alegações semelhantes vindas de Putin e vários governos europeus disseram que as explosões submarinas que atingiram os dois gasodutos Nord Stream provavelmente foram causadas por atos sabotagem, desconhecendo os seus autores. Putin reafirmou que o ataque aos oleodutos foi lançado por aqueles que querem enfraquecer a Europa, interrompendo o fluxo de gás barato da Rússia.

“Aqueles que querem romper os laços entre a Rússia e a União Europeia estão por detrás dos atos de sabotagem no Nord Stream”, denunciou o Presidente russo. Putin disse que um dos dois tubos de distribuição do Nord Stream 2 permanece pressurizado e parece estar pronto para voltar a ser usado, acrescentando que a sua capacidade é de 27 mil milhões de metros cúbicos por ano e que a Rússia está preparada para o tornar ativo.

O líder russo também disse que a Rússia pode aumentar a capacidade das suas exportações de gás para a Turquia e, eventualmente, transformar-se num centro de abastecimento de gás para a Europa. Putin voltou a criticar os planos dos países ocidentais de limitar os preços das exportações russas de energia, prometendo que Moscovo “não agirá contra o bom senso”.

“Não forneceremos energia para os países que limitem os preços. (…) Gostaria de avisar aqueles que, em vez de parcerias comerciais e mecanismos de mercado, tentam usar truques e chantagens”, avisou o líder russo.

Assine o ECO Premium

No momento em que a informação é mais importante do que nunca, apoie o jornalismo independente e rigoroso.

De que forma? Assine o ECO Premium e tenha acesso a notícias exclusivas, à opinião que conta, às reportagens e especiais que mostram o outro lado da história.

Esta assinatura é uma forma de apoiar o ECO e os seus jornalistas. A nossa contrapartida é o jornalismo independente, rigoroso e credível.

Comentários ({{ total }})

Rússia está preparada para voltar a enviar gás à Europa. “Bola está do lado da UE”, diz Putin

Respostas a {{ screenParentAuthor }} ({{ totalReplies }})

{{ noCommentsLabel }}

Ainda ninguém comentou este artigo.

Promova a discussão dando a sua opinião