Alemães da BayWa r.e preparam parque eólico flutuante em Viana do Castelo

Alemães preparam-se para inaugurar "primeiro projeto eólico flutuante não subsidiado do mundo” com uma capacidade instalada de 600 MW, em Viana do Castelo.

Vai ser inaugurado no norte do país mais um parque eólico de energia solar em alto mar. Desta vez, será da autoria dos alemães BayWa r.e que anunciaram, esta segunda-feira, terem-se candidatado à utilização exclusiva do espaço marítimo em Viana do Castelo para o desenvolvimento de um parque eólico offshore com uma capacidade instalada de até 600 megawatts (MW).

“A empresa solicitou oficialmente os direitos de uso exclusivo do fundo do mar, para desenvolver um parque eólico offshore flutuante com 30 turbinas e até 600 MW no total, numa zona dedicada ao largo da costa de Viana do Castelo”, lê-se no comunicado divulgado, informando que a obra se trata do “primeiro projeto eólico flutuante não subsidiado do mundo”.

A entrada da BayWa r.e em Portugal acontece numa altura em que estão em curso os preparativos para o lançamento do primeiro leilão eólico offshore — projeto que, segundo o Governo, será o maior de sempre no país e contará com uma capacidade instalada de 10 gigawatts. Sobre o leilão, os alemães da energética asseguram que “o projeto é compatível com os concursos de energia eólica marítima anunciados recentemente a serem realizados no futuro e pode servir como modelo para os projetos em licitação”.

Para Ricardo Rocha, diretor técnico de energia eólica marítima na BayWa Re, este projeto será um “verdadeiro marco para a indústria eólica marinha portuguesa”. Citado no mesmo comunicado, o responsável admite esperar “continuar a colaborar com o governo e as autoridades portuguesas, de forma a que este não seja apenas um projeto feito em Portugal, mas também e especialmente para Portugal”.

Assine o ECO Premium

No momento em que a informação é mais importante do que nunca, apoie o jornalismo independente e rigoroso.

De que forma? Assine o ECO Premium e tenha acesso a notícias exclusivas, à opinião que conta, às reportagens e especiais que mostram o outro lado da história.

Esta assinatura é uma forma de apoiar o ECO e os seus jornalistas. A nossa contrapartida é o jornalismo independente, rigoroso e credível.

Comentários ({{ total }})

Alemães da BayWa r.e preparam parque eólico flutuante em Viana do Castelo

Respostas a {{ screenParentAuthor }} ({{ totalReplies }})

{{ noCommentsLabel }}

Ainda ninguém comentou este artigo.

Promova a discussão dando a sua opinião