Crédito ao consumo sobe 5% para 667,7 milhões em agosto

Apesar do aperto dos juros, as famílias pediram aos bancos e financeiras cerca de 667,7 milhões de euros em empréstimos para o consumo em agosto, uma subida de 5% em relação a julho.

As famílias pediram 667,7 milhões de euros em empréstimos ao consumo em agosto, o que representa uma subida de 5% em relação ao mês anterior, e numa altura em que a escalada dos preços e aumento dos juros apertam dramaticamente as finanças dos portugueses.

O crédito pessoal foi o grande responsável por este aumento, subindo 5,6% para 319,5 milhões de euros em termos mensais, com os outros créditos pessoais — que incluem financiamentos para a aquisição de férias, artigos para o lar e eletrodomésticos, por exemplo – a registarem um acréscimo de 5,2% para 306,2 milhões de euros. Já o crédito pessoal com finalidade de educação, saúde e energias renováveis disparou 16,7% para 13,4 milhões.

Todas as finalidades de crédito ao consumo registaram subidas em agosto, mostram os dados do Banco de Portugal. Para a compra de automóvel, os empréstimos concedidos aos consumidores atingiram os 241,7 milhões de euros em agosto, um aumento de 3,8% face ao mês anterior.

O crédito concedido através de cartões de crédito também subiu 5,9%, para 106,5 milhões de euros.

Crédito ao consumo aumenta em agosto

Fonte: Banco de Portugal

O crédito ao consumo tem subido de forma expressiva ao longo deste ano, com os analistas a explicarem esta evolução com o alívio das restrições da pandemia, que tinham provocado o adiamento de muitas decisões de consumo da parte das famílias. Desde o início do ano até agosto, foram concedidos mais de cinco mil milhões de euros para o consumo, mais 22% em relação a 2021 e quase 5% em relação a 2019 (antes da pandemia).

Os dados mostram que nem o atual quadro mais adverso — marcado pela guerra, alta dos preços, aperto financeiro dos bancos centrais e pela incerteza económica — tem travado o recurso a este tipo de créditos que têm taxas de juro mais elevadas (quando comparado, por exemplo, com o crédito da casa).

Estes novos empréstimos ao consumo concedidos em agosto tiveram uma taxa de juro média de 7,93%, um agravamento em relação à taxa média de 7,88% registada em julho.

(Notícia atualizada às 12h00)

Assine o ECO Premium

No momento em que a informação é mais importante do que nunca, apoie o jornalismo independente e rigoroso.

De que forma? Assine o ECO Premium e tenha acesso a notícias exclusivas, à opinião que conta, às reportagens e especiais que mostram o outro lado da história.

Esta assinatura é uma forma de apoiar o ECO e os seus jornalistas. A nossa contrapartida é o jornalismo independente, rigoroso e credível.

Comentários ({{ total }})

Crédito ao consumo sobe 5% para 667,7 milhões em agosto

Respostas a {{ screenParentAuthor }} ({{ totalReplies }})

{{ noCommentsLabel }}

Ainda ninguém comentou este artigo.

Promova a discussão dando a sua opinião