Adesão à net por satélite de Musk baixa mais de 40% para 415 euros

Em maio, era preciso pagar 726 euros à cabeça para aderir à internet da Starlink em Portugal. Agora, a empresa anuncia um custo de adesão total de 415 euros, inferior em mais de 40%.

Quando a internet por satélite de Elon Musk chegou a Portugal no ano passado, era preciso pagar 560 euros à cabeça para aderir ao serviço. Em maio deste ano, a soma do custo do equipamento, do envio e da mensalidade elevavam este valor para os 726 euros, mais do que o salário mínimo nacional. Cinco meses depois, o site da empresa exibe uma descida dos preços superior a 40%.

O ECO voltou a simular a adesão ao serviço em várias zonas do país esta sexta-feira. A empresa anuncia agora uma mensalidade de 65 euros, que compara com os 99 euros que eram anunciados em maio. O custo do hardware, que inclui a antena parabólica, a base, o router e os cabos, desceu de 649 para 350 euros. Já o “envio e manuseamento”, de 77 euros em maio, são agora gratuitos.

Simulação de adesão à Starlink em três regiões de norte a sul de Portugal

Feitas as contas, o custo de adesão à Starlink, com base nos preços anunciados em Portugal, recuou de 726 para 415 euros (350 euros pelo hardware e 65 euros de mensalidade), uma queda superior a 40% que a aproxima dos concorrentes. Segundo um relatório da Anacom publicado em 2021, os custos de instalação de internet por satélite de outras empresas variam entre 0 e 150 euros, com a ativação a ir até aos 50 euros e mensalidades diferentes consoante o tráfego e a velocidade pretendida.

O ECO tentou contactar diretamente a Starlink, mas a empresa não tem apresenta qualquer endereço de email ou telefone no seu site. Foi enviado um pedido de comentário através de um endereço da SpaceX dedicado à imprensa (a Starlink é detida pela SpaceX).

Ambas as empresas são detidas por Elon Musk, um dos homens mais ricos do mundo. Em 9 de fevereiro de 2021, Musk escrevia no Twitter: “A Starlink é um esforço técnico e económico assombrosamente difícil. No entanto, se não falharmos, o custo para os utilizadores finais vai melhorar a cada ano.”

A internet por satélite é uma alternativa mais apetecível para as zonas onde não existe cobertura de fibra ótica ou rede móvel, que é mais estável e significativamente mais barata. Territórios onde, por sinal, as populações tendem a ser mais desfavorecidas.

A Starlink também tem fornecido internet por satélite na Ucrânia, onde as infraestruturas de telecomunicações têm sido devastadas pela guerra. A ajuda tem sido crítica para as forças ucranianas, mas, recentemente, Elon Musk causou polémica ao afirmar que não é razoável a Starlink financiar este serviço sem compensação do Pentágono norte-americano.

A empresa prevê um custo de 100 milhões de dólares até ao fim do ano pelos mais de 20 mil terminais doados à Ucrânia. Na semana passada, depois de muita controvérsia, Musk recorreu ao Twitter para garantir que continuará a pagar pelo serviço.

Assine o ECO Premium

No momento em que a informação é mais importante do que nunca, apoie o jornalismo independente e rigoroso.

De que forma? Assine o ECO Premium e tenha acesso a notícias exclusivas, à opinião que conta, às reportagens e especiais que mostram o outro lado da história.

Esta assinatura é uma forma de apoiar o ECO e os seus jornalistas. A nossa contrapartida é o jornalismo independente, rigoroso e credível.

Comentários ({{ total }})

Adesão à net por satélite de Musk baixa mais de 40% para 415 euros

Respostas a {{ screenParentAuthor }} ({{ totalReplies }})

{{ noCommentsLabel }}

Ainda ninguém comentou este artigo.

Promova a discussão dando a sua opinião