Combustíveis vão descer para a semana. Gasolina baixa seis cêntimos e gasóleo um

Na próxima semana, deverá passar a pagar 1,944 euros por litro de gasóleo simples e 1,826 euros por litro de gasolina simples 95.

Na próxima semana vai ter boas notícias quando for abastecer. Após duas semanas de fortes subidas que voltaram a colocar os combustíveis em níveis do verão, na segunda-feira fonte do mercado aponta para um alívio dos preços. O litro de gasolina deverá descer seis cêntimos e o de gasóleo um cêntimo.

Assim, deverá passar a pagar 1,944 euros por litro de gasóleo simples e 1,826 euros por litro de gasolina simples 95, tendo em conta os valores médios praticados nas bombas esta segunda-feira, divulgados pela Direção-Geral de Energia e Geologia (DGEG), e que já têm em conta os descontos aplicados pelas gasolineiras. Os preços ainda podem sofrer um ajustamento, como tem acontecido nas últimas semanas com maior expressão, não só para ter em conta o fecho das cotações do brent esta sexta-feira e o comportamento do mercado cambial, mas também porque os preços finais resultam da média dos valores praticados por todas as gasolineiras.

Estes valores incorporam os novos descontos aplicados no Imposto sobre os Produtos Petrolíferos (ISP). Em outubro o Governo decidiu reduzir o desconto em 4,4 cêntimos na gasolina e 0,1 cêntimos no gasóleo, porque os preços dos combustíveis estavam a começar a abrandar. Este mês foi caracterizado por subidas relevantes — 21,7 cêntimos no caso do gasóleo e de 19,8 cêntimos no caso da gasolina — e só agora se antecipa um alívio, acompanhando os preços do brent. A nova revisão dos apoios só acontecerá em novembro e resultará da aplicação da fórmula criada pelo Executivo.

Esta sexta-feira, o brent está a cair 0,17% para os 92,32 dólares por barril, depois de ter fechado três dias em terreno negativo e caminha para uma perda semanal que para já está em 2,92%.

Evolução do preço do Brent em Londres

Assine o ECO Premium

No momento em que a informação é mais importante do que nunca, apoie o jornalismo independente e rigoroso.

De que forma? Assine o ECO Premium e tenha acesso a notícias exclusivas, à opinião que conta, às reportagens e especiais que mostram o outro lado da história.

Esta assinatura é uma forma de apoiar o ECO e os seus jornalistas. A nossa contrapartida é o jornalismo independente, rigoroso e credível.

Comentários ({{ total }})

Combustíveis vão descer para a semana. Gasolina baixa seis cêntimos e gasóleo um

Respostas a {{ screenParentAuthor }} ({{ totalReplies }})

{{ noCommentsLabel }}

Ainda ninguém comentou este artigo.

Promova a discussão dando a sua opinião