MP e PJ fazem buscas na casa da antiga vice-presidente do Gazprombank em Lisboa

  • ECO
  • 27 Outubro 2022

Yulia Sereda terá entrado em Portugal em 2016 através de um visto gold. Foram apreendidos vários documentos e dezenas de milhares de euros, mas antiga vice-presidente do Gazprombank não é arguida.

O Ministério Público (MP) e Polícia Judiciária (PJ) realizaram buscas na casa de Lisboa de Yulia Aleksandrovna Sereda, antiga vice-presidente do banco russo Gazprombank, avança esta quinta-feira a Sábado (acesso pago). As autoridades bloquearam ainda uma transferência de 800 mil euros e arrombaram um cofre pessoal no banco.

Sob investigação do Departamento Central de Investigação e Ação Penal (DCIAP) e a Unidade Nacional de Combate à Corrupção (UNCC) da PJ, a cidadã russa Yulia Sereda terá dado entrada em Portugal em 2016 através de um visto gold. Segundo a Sábado, as autoridades portuguesas montaram uma operação de buscas à residência da cidadã russa, um apartamento de luxo no centro de Lisboa, e também à sucursal do BPI no Marquês de Pombal, onde aluga um cofre bancário.

Foram apreendidos vários documentos e dezenas de milhares de euros, mas Yulia Sereda não foi constituída arguida, embora seja suspeita do crime de branqueamento de capitais. Parte do dinheiro apreendido terá circulado da Suíça para contas bancárias em Portugal, no BPI. Mikhail Sered, marido desta cidadã russa, que não detém um visto gold português, consta na lista de sanções dos EUA e do Canadá.

Assine o ECO Premium

No momento em que a informação é mais importante do que nunca, apoie o jornalismo independente e rigoroso.

De que forma? Assine o ECO Premium e tenha acesso a notícias exclusivas, à opinião que conta, às reportagens e especiais que mostram o outro lado da história.

Esta assinatura é uma forma de apoiar o ECO e os seus jornalistas. A nossa contrapartida é o jornalismo independente, rigoroso e credível.

Comentários ({{ total }})

MP e PJ fazem buscas na casa da antiga vice-presidente do Gazprombank em Lisboa

Respostas a {{ screenParentAuthor }} ({{ totalReplies }})

{{ noCommentsLabel }}

Ainda ninguém comentou este artigo.

Promova a discussão dando a sua opinião