Portugal entre os países da UE com menor subida da carga fiscal na UE em 2021

Entre os países em que a carga fiscal subiu em 2021, Portugal foi o que registou o menor aumento. Cinco países observaram alívios e em dois o rácio dos impostos e contribuições face ao PIB manteve-se.

A carga fiscal aumentou em 20 países da União Europeia (UE) entre 2020 e 2021, manteve-se em dois Estados-membros e cinco registaram alívios no peso dos impostos e contribuições sociais face à riqueza gerada no ano. Entre os países que observaram aumentos, Portugal foi aquele em que a subida percentual foi menor.

Em termos absolutos, os cidadãos europeus pagaram mais 520 mil milhões de euros em impostos e contribuições sociais no ano passado, em comparação com 2020. Foi o terceiro ano consecutivo em que a receita em percentagem do Produto Interno Bruto (PIB) subiu na UE, assim como na Zona Euro.

Fonte: Eurostat

Segundo o Eurostat, o peso médio dos impostos e das contribuições face ao PIB (rácio impostos/PIB, uma das definições de carga fiscal) na UE aumentou de 41,1% para 41,7% entre 2020 e 2021. Entre os países em que este rácio subiu, Portugal foi o Estado-membro em que a subida foi menor, aumentando apenas 0,1 pontos percentuais, abaixo da média, para 37,6%.

Em sentido contrário, o rácio desceu na Hungria (mais de dois pontos percentuais), Croácia, França, Letónia e Países Baixos, tendo permanecido inalterado na República Checa e na Bélgica. O Estado-membro a registar o maior incremento percentual no rácio impostos/PIB foi o Chipre, de dois pontos percentuais.

Fonte: Eurostat

Em 2021, os europeus pagaram, em termos absolutos, mais de seis biliões de euros, segundo o gabinete oficial de estatísticas da UE.

Assine o ECO Premium

No momento em que a informação é mais importante do que nunca, apoie o jornalismo independente e rigoroso.

De que forma? Assine o ECO Premium e tenha acesso a notícias exclusivas, à opinião que conta, às reportagens e especiais que mostram o outro lado da história.

Esta assinatura é uma forma de apoiar o ECO e os seus jornalistas. A nossa contrapartida é o jornalismo independente, rigoroso e credível.

Comentários ({{ total }})

Portugal entre os países da UE com menor subida da carga fiscal na UE em 2021

Respostas a {{ screenParentAuthor }} ({{ totalReplies }})

{{ noCommentsLabel }}

Ainda ninguém comentou este artigo.

Promova a discussão dando a sua opinião